9ª edição do Festival de Artes Guimarães noc noc

Realizar-se-á no fim-de-semana de 5 e 6 de outubro a 9ª edição do Festival de Artes Guimarães noc noc que este ano traz consigo 290 projetos nacionais e internacionais das áreas da pintura, escultura, ilustração, fotografia, multimédia, artes circenses dança, música, performance, teatro e poesia.

A call lançada em maio passado registou 290 projetos com a particularidade de ter alcançado em força a comunidade artística do Continente Africano. Da Guiné-Bissau chegarão ao Festival cerca de 50 artistas que vêm representar a cultura crioula das regiões de Cacheu e de Bissau.

Na programação desta edição, teremos cerca de 70 projetos da área da música e artes performativas, num puzzle de música, dança e artes cénicas. Os restantes 220 projetos distribuem-se pela pintura, vídeo e multimédia, escultura, fotografia, artesanato, ilustração e literatura.

A Ó da Casa! – Associação Cultural promove desde 2011 o Festival de Artes Guimarães noc noc, reunindo nas principais ruas do Centro Histórico de Guimarães, artistas contemporâneos, num fim-de-semana singular de celebração das artes em que vários espaços institucionais, particulares ou comerciais se disponibilizam em acolher dezenas de projetos artísticos, todos eles de acesso gratuito, revelando um grande empenho de toda a comunidade. Este evento recebeu ao longo das últimas 8 edições mais de 3500 artistas oriundos de todo o mundo e de localidades portuguesas de Norte a Sul do País.

Como novidade nesta 9ª edição, será lançado o Catálogo de Artistas 2019 com menção a todos os artistas que participarão no evento, podendo ser mais um elemento, além do Mapa do Roteiro e da GZine, a ajudar os visitantes na seleção dos projetos e artistas a conhecer.

O Festival de Artes Guimarães noc noc, além da sua Comissão Organizadora ser toda ela composta por membros em regime de voluntariado, acontece apenas graças ao apoio de empresas locais, como a BeStitch, que apoia o Guimarães noc noc desde 2017, e da Câmara Municipal de Guimarães que apoia desde a primeira edição. A vertente particular da gratuitidade de todos os eventos que acontecem durante o Festival deixa a Comissão Organizadora dependente da boa vontade de mecenas, como foi já o Ministério da Cultura Romeno no ano de 2018, a Associação EU Japan Fest, do Japão, em 2012 e a Direção Geral das Artes da Guiné-Bissau para o evento deste ano, apoiando a vinda de artistas daí oriundos.

Mais informações sobre o roteiro e programação podem ser consultadas em ➡️https://www.guimaraesnocnoc.com/