A Têxteis Penedo, empresa do Guimarães Marca, foi distinguida na Techtextil Innovations Awards

A Têxteis Penedo, empresa têxtil vimaranense, em parceria com a Sedacor, empresa de artigos de cortiça de S. Paio de Oleiros, conquistou um dos sete Techtextil Innovations Awards, na Alemanha, colocando os têxteis Made in Portugal no topo da inovação a nível mundial.

Têxteis Penedo

O Cork.a.Tex-Yarn, um fio de algodão revestido a cortiça, desenvolvido pela Têxteis Penedo e Sedacor em colaboração com CITEVE e FEUP, foi o único dos sete produtos premiados destacados pelo presidente do júri, o belga Jan Laperre, no discurso que antecedeu a entrega dos prémios.

“A nossa tarefa fica facilitada quando aparecem produtos como o fio revestido a cortiça. Não só se trata de um produto natural, que acrescenta ao fio propriedades de isolamento e térmicas. É também um magnífico exemplo de economia circular, pois aproveita desperdícios da indústria de cortiça e é um excelente exemplo de investigação no sector”, sustentou o presidente do júri.

É de destacar que a empresa têxtil de Guimarães também entrou no quadro de honra da sustentabilidade desta edição da Techtextil, a mais importante feira de têxteis técnicos a nível mundial.