30 Janeiro, 2018

Apresentação

De Guimarães para o mundo. É este o ponto de partida do projeto “Guimarães Marca”. Através deste programa de afirmação e promoção do tecido económico e cultural do concelho, promovido pela Divisão de Desenvolvimento Económico, o Município de Guimarães pretende espalhar o selo “Guimarães Marca” pelos cinco continentes, ancorando este objetivo no vasto tecido empresarial da região. A iniciativa arranca com um conjunto alargado de empresas que se associaram, desde o primeiro momento, ao projeto “Guimarães Marca”.

O grupo de empresas que aderiu à fase inicial do projeto caracteriza-se por serem organizações de prestígio, com uma posição de liderança em sectores como o têxtil-lar, calçado, cutelaria, vestuário e cartonagem, a nível nacional, e que, na sua maioria, exporta 90 por cento do produto. A médio longo prazo, o objetivo é que o projeto reúna muitas das 3.000 empresas instaladas na região. A adesão ao projeto será sujeito a inscrição e validação, que privilegiará empresas sólidas e cumpridoras dos deveres sociais, inclusivos e de sustentabilidade. O intuito é assentar este programa de promoção internacional associando o território vimaranense a indústria de excelência e a um património cultural classificado pela UNESCO. Além das empresas, “Guimarães Marca” arranca com o apoio de duas entidades: o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) – Pólo Guimarães e o Instituto de Medicina Regenerativa 3B’s.

Enquanto coordenador, a Câmara Municipal de Guimarães terá a missão de sustentar o projeto, dar corpo, gerir a agenda das atividades e promover o “selo” a nível internacional, estando presente em algumas das principais feiras internacionais relacionadas com os setores mais importantes. Por sua vez, as empresas aderentes passam a utilizar o selo, que integra um QR Code que remete para o vídeo de abertura deste website. Desta forma, vão contribuir para promover internacionalmente o território.

Revista semestral Guimarães Marca
Janeiro
2018

 

Contactos

Município de Guimarães
Lgo. Cónego José Maria Gomes
4804-534 Guimarães
Telef.: 253 421 200
www.cm-guimaraes.pt

DDE – Divisão de Desenvolvimento Económico
Marta Mota Prego
Telefone: 253 421 231
guimaraesmarca@cm-guimaraes.pt
www.cm-guimaraes.pt/investir