O Centro Histórico de Guimarães é um dos mais populares do mundo nas redes sociais, nomeadamente no Instagram. Quem o afirma é a CEO World Magazine que procedeu a uma análise sobre a popularidade, nessa rede social, dos locais Património da UNESCO.
De acordo com nota enviada à imprensa pela Câmara de Guimarães, o Centro Histórico de Guimarães surge na posição 41 desta lista, com mais de 456 mil publicações no Instagram. “A popularidade da zona histórica da cidade berço centra-se na publicação de fotografias inseridas na localização geográfica”, explica o documento.
A publicação do último mês de agosto faz referência a outras cidades portuguesas como Porto (3º), Sintra (14º), Lisboa (58º) ou Évora (59º).
A revista CEO World, apontada como a principal revista de negócios do mundo para CEO’s, analisou o número de geotags feitas na plataforma de Instagram em cada local Património Mundial da UNESCO, em todo o mundo, e daí apresentou uma lista com os 100 melhores. A lista é liderada pelos patrimónios de Rio de Janeiro, Budapeste e Porto”.
O Centro Histórico de Guimarães, classificado Património Mundial pela UNESCO em 2001, teve o condão de despertar e animar setores de atividade como o turismo, a cultura, o lazer e a restauração, que lhe “conferem hoje caraterísticas ímpares, considerado uma referência patrimonial e cultural para quem o visita e também para os próprios vimaranenses”.