Contextile 2020 decorre a partir de 5 de Setembro na cidade de Guimarães

A Contextile 2020, 5ª edição da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, irá decorrer entre 5 de Setembro e 25 de Outubro  em vários pontos da cidade de Guimarães.

A Contextile decorre a cada dois anos desde 2012. Este ano a organização viu ameaçada a possibilidade de fazer acontecer o evento. Assim, desde Maio que se empenhou em implementar os devidos ajustes para que todas as medidas sanitárias fossem cumpridas e o evento pudesse decorrer, sempre com a consciência de que novas alterações poderiam ser necessárias.

O evento, cujo principal objetivo é colocar a indústria têxtil no contexto da arte contemporânea, irá ter como tema central “Lugares de Memória – Interdiscursos de um território têxtil”. Serão expostas 59 obras de 50 artistas de 29 países diferentes. As obras expostas foram selecionadas a partir de 1150 que se propuseram a exposição.

Além da exposição, o evento contará com dois artistas convidados, Magda Soboń (Polónia) e Stephen Schofield (Canadá), assim como diversos programas artísticos, educativos e de promoção do debate e de projetos satélite. Pode consultar o programa completo da Contextile 2020 aqui.

A Contextile 2020 conta com o apoio do Guimarães Marca.