Criadores portugueses abrem loja temporária em Guimarães

Uma das marcas envolvidas é a Pé de Chumbo, membro Guimarães Marca. A loja estará aberta até dia 19 de dezembro, assinalando a primeira iniciativa do manifesto “Uma Voz” pelo estatuto profissional. 

Manifesto Uma Voz

Alexandra Oliveira, estilista da marca Pé de Chumbo, membro Guimarães Marca, foi uma das 25 estilistas a assinar o manifesto. O manifesto seguiu para o Presidente da República e para o Primeiro-Ministro, apelando à criação do estatuto profissional e a revelando a vontade de criar uma Ordem dos Designers.

Katty Xiomara é a porta-voz do movimento “Uma Voz” e falou sobre o projeto: “Pela primeira vez, por vontade dos designers, é promovida uma ação que reforça a narrativa colaborativa do setor, mostrando que a união faz a força. Uma iniciativa de apoio à produção nacional e economia local, celebrando a moda de autor e a qualidade do design português”. 

A designer explica ainda que o primeiro objetivo do manifesto é o reconhecimento da classe profissional dos designers  enquanto “agentes ativos do desenvolvimento e representação da identidade nacional com reflexo direto nas áreas do turismo, cultura e indústria têxtil, dentro e fora das nossas fronteiras”. 

A loja temporária abriu hoje, dia 27, e manter-se-á aberta até dia 19 de dezembro no centro histórico de Guimarães, na loja do Pé de Chumbo, número 85 da Rua Dona Maria II. Estará aberta de segunda a sexta-feira, entre as 13:00 e as 20:00 e aos sábados e feriados das 09:30 às 12:30.