Domingos Bragança reuniu com Daulet Batrashev, Embaixador do Cazaquistão em Portugal

Há possibilidade de geminação de Guimarães com a cidade de Turquistão, criando relações e mecanismos protocolares.

Domingos Bragança reuniu com o Embaixador do Cazaquistão em Portugal

No passado dia 29 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, recebeu Daulet Batrashev, Embaixador do Cazaquistão em Portugal. O objetivo do encontro foi estabelecer relações com a Embaixada e com vista ao fortalecimento das relações empresariais e históricas.

Domingos Bragança destacou a aposta de Guimarães no conhecimento e na ciência, numa estreita articulação com as universidades, considerando existir “abertura para trabalhar em parceria com o Cazaquistão”. 

Já Daulet Batrashev, explicou que existem vários pontos em comum entre Portugal e o Cazaquistão e descreveu Guimarães como um “um território de forte industrialização”. 

A possibilidade de uma geminação entre a Cidade Berço e a cidade de Turquistão foi colocada pelo potencial histórico. Por um lado,  Guimarães é considerado o berço de Portugal e o Turquistão ter sido capital do Cazaquistão e ser reconhecida pela sua arquitetura medieval de monumentos históricos. Nesta ligação, as oportunidades de negócio incluem os setores das TIC, energias, calçado, metalomecânica, construção, arquitetura, design, têxtil, turismo, entre outros.