A Câmara de Guimarães vai implementar um projeto pioneiro a nível nacional nas ruas da cidade. Chama-se “Guimarães 5G Ready” e vai instalar células de rede 5G em postes e mobiliário urbano inteligente, permitindo, entre outras funcionalidades, comunicação de alta velocidade e carregamento de veículos elétricos.
O projeto resulta de uma parceria com a Smart Lamppost e promete fazer da Cidade-Berço pioneira na disponibilização de redes 5G e no desenvolvimento e teste de soluções inovadoras nas áreas da mobilidade, condução autónoma, apoio à emergência e inteligência artificial, entre outras.
O representante da empresa Smart Lamppost, João Faria, destaca “o princípio de muita coisa que pode acontecer”. João Faria aponta que “o futuro chegou ao nível da rua” e com a multiplicação dos serviços através da iluminação pública, pode ser criado um Data Center “como fonte de proveito no sentido de serem vendidos ou alugados esses serviços aos operadores e rentabilizar o mobiliário urbano”.
O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, realça a “inovação do processo de transformação digital, com Guimarães na vanguarda da era digital” e, simultaneamente, a dar “mais um passo no conceito da sustentabilidade ambiental”.
Domingos Bragança destacou a “solução prática para o carregamento de viaturas elétricas, transformando os postes de iluminação pública das nossas ruas, entre outras funções digitais, em postos de carregamento dos automóveis elétricos”, a título de exemplo, e assim dar o contributo para combater as alterações climáticas com a redução do dióxido de carbono. O Presidente da Câmara evidenciou “a capacitação da era digital no território de Guimarães”, enaltecendo ainda a colaboração dos vários parceiros. “Trata-se de um projeto piloto e faremos tudo para que este projeto tenha sucesso, saindo de Guimarães um exemplo que poderá ser generalizado em todo o mundo, numa época digital que está a transformar a vida das pessoas e pela via protetora da natureza”, enfatizou.
A Câmara Municipal de Guimarães pretende recorrer a fundos comunitários para o desenvolvimento deste projeto inovador, contando ainda com o apoio dos parceiros tecnológicos.
A sessão de apresentação contou com com a presença do Vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico de Guimarães, Ricardo Costa e dos representantes das empresas Accelleran, Magnum Cap, Ubiwhere, PROEF, Metalogalva, Kuriakos TV, TVI, Huawei, Vodafone, NOS, Altice, EDP-Distribuição, OMTEL, KLC, entre outras.