Guimarães Marca e a sua vertente na área da Responsabilidade Social Empresarial representado em Milão

O Município de Guimarães participa do projeto URBACT Cities4CSR, aprovado recentemente pela EU, na área de Responsabilidade Social Empresarial.

Os projetos URBACT foram desenhados com o objetivo de promoção de modelos de desenvolvimento urbano sustentáveis, contribuindo para a estratégia global da EU 2020. O Programa Operacional URBACT visa promover a constituição de redes de cidades para a partilha de conhecimento e de experiências, permitindo o desenvolvimento de soluções para os problemas e desafios que se colocam nas áreas urbanas.

No âmbito deste programa, decorreu no final do mês passado, uma reunião inicial de lançamento do projeto com a participação de todas as cidades envolvidas. Neste projeto, além da cidade de Guimarães participam as cidades de Milão (Itália), Nantes (França), Bratislava (Eslováquia), Sofia (Bulgária), Budaors (Hungria), Molina de Segura (Espanha), Bratsa (Bulgária), Kekava (Letónia) e Rijeka (Croácia).

Cada uma das cidades debateu em grupo, as suas preocupações e estratégias de resposta locais, apoiadas por especialistas internacionais. Durante esta iniciativa, o Município de Guimarães deu a conhecer o selo “Guimarães Marca”, promovendo o tecido empresarial da região a nível internacional.

Esta foi uma oportunidade para apresentar as empresas instaladas no concelho, colocando-as ao lado de casos de sucesso de empresas multinacionais de Milão, como o Grupo Pelegrinni, da área da restauração, da Bracco, da área dos serviços de saúde e do Grupo ENEL da área da energia.

Sendo Guimarães um Município de forte vocação empresarial, as empresas assumem-se como uma força de prosperidade contribuindo significativamente para o nosso sucesso. Com base neste pressuposto pretende o Município de Guimarães através do projeto URBACT Cities4CSR criar estratégias que permitam às empresas locais melhorar a visão, o envolvimento cívico, a partilha de conhecimentos em várias áreas como a inclusão social, a educação, a saúde e inovação, a cultura e espaço público, sustentabilidade, entre outras.

Na fase inicial do projeto URBACT Cities4CSR o foco no grupo de trabalho serão as empresas “Guimarães Marca”, no entanto, o projeto estará aberto a todas as empresas da área do concelho.