NIETA ATELIER

APRESENTAÇÃO

Uma Açoriana e um Portuense deixaram as suas cidades, no ano de 1999, para iniciarem as suas formações académicas na Universidade do Minho em Guimarães. Nesta fundaram o Nieta de Gouveia Durão Atelier, prestando serviços na área de arquitetura e interiores.

No seguimento de uma procura incessante de padrões e formas pelo atelier surge a ambição de criar a sua própria marca e que se destacasse do convencional. Estando localizados no maior centro industrial têxtil do país, perceberam que poderiam tirar partido de uma vasta gama de matérias-primas, consideradas desperdícios. Nasce então a marca registada têxtil “Nieta Atelier” focada em reinterpretar o desperdício. Direcionada para um conceito “upcycling” alia o design à cultura minhota, recria novas técnicas feitas nos teares e agulhas manuais por muitos já esquecidos, reativando o trabalho a muitos artesãos. Com base na transformação de resíduos têxteis, a marca tem como principal objetivo a criação de peças únicas, com design, produzidas manualmente, em Portugal e isentas de consumos energéticos.

Apesar de a marca ter pouco mais de um ano, está atualmente representada em lojas por todo o país e já conquistou alguns mercados internacionais bastante exigentes. Conta ainda com um showroom no centro de Guimarães onde se pode conhecer e sentir a qualidade de todos os seus produtos. Em Agosto 2017 apresentou-se ao sofisticado mercado escandinavo na feira “Formex” em Estocolmo, onde foi destacada pela imprensa, em diversas publicações e apontada como tendência para 2018. Em Janeiro 2018 a marca prepara-se para o lançamento da sua nova coleção na prestigiada feira de Paris “Mai”.

Morada: Avenida D. João IV, nº 1282, Guimarães
Horário de atendimento: 09H30-13H00 / 14H30-19H00
Coordenadas GPS: 41.4382261, -8.246431700000016
Website: www.nieta-atelier.com

Categoria: