O Presidente da República passou por Guimarães e deixou a cidade com o compromisso de voltar no próximo ano

O Presidente da República esteve em Guimarães ao longo desta terça-feira, dia 26. Durante a manhã, Marcelo, visitou o Avepark e, durante a tarde, esteve no Paço dos Duques para entrega da primeira edição do Prémio Mundial de Inovação em Engenharia de Pontes.

Na sua visita ao Avepark – Parque de Ciências e Tecnologia das Caldas das Taipas – Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para conhecer as instalações da Farfetch e do Grupo 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomédicos – da Universidade do Minho. Durante o percurso o Presidente mostrou-se sempre bem disposto e, como lhe é habitual, interagiu com a população de uma forma afetuosa e generosa.

Para além disso, o Presidente, visitou o Paço dos Duques de Bragança onde entregou o primeiro Prémio de Inovação Mundial em Engenharia de Pontes – Wibe Prize – a um grupo de autores da Universidade de Queensland, Austrália.

No Paço dos Duques, residência oficial do Presidente da República no Norte do país, Marcelo remarcou que a Cidade de Guimarães é um símbolo que representa o passado e, consequentemente, o futuro.

“Tudo começou aqui e tendo tudo começado aqui, o futuro também recomeça todos os dias aqui. E o encontro de hoje é o exemplo. Não viemos homenagear o passado, embora o tivéssemos feito, viemos apostar no futuro. É um encontro mundial, que entrega um prémio mundial e de grande importância na engenharia, que são as pontes, premiando jovens e soluções de futuro. Recomeça o futuro nestes dias”

Disse o Presidente da República após a celebração da entrega dos prémios. Marcelo sentiu-se em casa e fez questão de o mencionar

“É a residência oficial que o Presidente pode utilizar no Norte. (…) A história está aqui e o Presidente tem a exata noção que hoje se sentiu novamente em casa”.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, passou por Guimarães e deixou a cidade com o compromisso de voltar no próximo ano, no feriado de 24 de Junho.