Plataforma MINHO COVID-19 une empresas e instituições no combate ao surto do novo coronavírus

A plataforma pretende gerir o processo logístico que permite facilitar o tráfego de matérias-primas e equipamentos de proteção individual entre empresas com capacidade produtiva e instituições. 

Minho Covid-19

A consultora PNEcommerce, com o apoio da Associação Académica da Universidade do Minho e da Câmara de Guimarães, desenvolveu a plataforma MINHO COVID-19. Com o intuito de agilizar o combate à pandemia causada pelo Covid-19, esta plataforma está disponível para empresas e instituições de saúde e apoio à população, como hospitais, centros de saúde, lares e centros de dia.

Por um lado, recorrendo à plataforma, as instituições têm a possibilidade de informar as empresas sobre os materiais e equipamentos de que carecem. O objetivo é que estes materiais e equipamentos cheguem às instituições sem qualquer custo. Já do lado das empresas, surge a possibilidade de declarar as matérias-primas a que têm acesso e os materiais e equipamentos que têm disponíveis. A plataforma liga instituições com empresas, contribuindo para uma gestão correta dos recursos disponíveis.

Por fim, a plataforma permite a qualquer cidadão a possibilidade de contribuir financeiramente para a produção e desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual para profissionais. Para aqueles que queiram contribuir, a plataforma disponibiliza diariamente um relatório dos valores investidos e equipamentos entregues, garantindo assim a transparência na utilização dos fundos recolhidos.

Esta é mais uma iniciativa que atesta o espírito de solidariedade e entre-ajuda que se faz sentir no Minho. A plataforma conta já com pelo menos 15 empresas que se disponibilizaram para canalizar a sua capacidade produtiva para o apoio às instituições.