PNAID aposta na valorização das comunidades portuguesas

O programa destina-se a emigrantes portugueses e a empresas nacionais que pretendam internacionalizar-se através da diáspora. 

PNAID

O PNAID – Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora foi lançado pelo Conselho das Comunidades Portuguesas. É um programa de valorização das comunidades portuguesas e de promoção do investimento na diáspora, das exportações e da internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.

O PNAID tem como principais objetivos apoiar o regresso a Portugal de portugueses e lusodescendentes, apoiar o investimento da Diáspora, contribuir para a coesão territorial e para fixação de pessoas e empresas no interior do país e fazer da Diáspora um fator de promoção e internacionalização de Portugal. 

Em breve, serão lançadas e promovidas mais ações no âmbito deste programa. Porém, existem no momento um conjunto de iniciativas que já estão em execução, nomeadamente: 

  • Estatuto do Investidor da Diáspora.  Até ao momento, já foram emitidos 37 estatutos requeridos por investidores de diversos continentes. Mais informações no Portal das Comunidades;
  • Apoios e incentivos para investimentos da diáspora, atribuindo majorações e dotações orçamentais específicas;
  • Programa Regressar: apoio financeiro, benefícios fiscais e linha de crédito para projetos de empreendedorismo;
  • Guia de Apoio ao Investidor da Diáspora. Alargamento e maior capacitação da rede GAE (Gabinetes de Apoio ao Emigrante) em articulação com os Municípios e Comunidades Intermunicipais, introduzindo o serviço de suporte ao investidor;
  • Rede de Apoio ao Investimento da Diáspora (RAID),  que pretende envolver o Governo e os serviços do Estado neste desígnio comum de valorizar, facilitar, agilizar e dar visibilidade ao potencial económico das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Para mais informações sobre o PNAID, pode consultar o panfleto foi para o efeito ou dirigir-se ao site das Comunidades Portuguesas