Projetos Colaborativos do Plano de Ação para a Transição Económica apresentados a Secretário de Estado da Economia

Os projetos estão relacionados o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para empresas e serão apresentados na manhã do dia 30 de julho.

Na manhã da próxima quinta-feira, 30 de julho, João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, estará presente numa sessão de apresentação e discussão dos Projetos Colaborativos do Plano de Ação do Gabinete de Crise e da Transição Económica do Município de Guimarães (G-SET Tech Hub), que se realizará no Centro Cultural Vila Flor.

O Plano de Ação para Transição Económica detém um conjunto de projetos de investigação e desenvolvimento por áreas temáticas, envolvendo empresas do território e centros de investigação da Universidade do Minho (UM), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). o principal objetivo deste plano é preparar o tecido empresarial para o futuro.

Estes projetos são iniciativas-piloto dedicadas ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas, com o objetivo de estudar o impacto das tecnologias mais disruptivas em áreas estruturantes de negócio, capacitando as empresas para competir internacionalmente perante os novos desafios e oportunidades.

Estão envolvidas seis áreas temáticas em investigação para criar novas soluções: Fábrica do Futuro, Logística Inteligente, e-Commerce, Showroom Virtual, Dispositivos Médicos e EPI e Agricultura – Segurança e Sustentabilidade.

Neste momento, é possível contabilizar 18 empresas e 8 Centros de Investigação e Desenvolvimento da UM, IPCA, UTAD e Digital Transformation CoLab (DTx).