Set.Up Guimarães – incubadora LabPac

Guimarães apresenta-se com uma nova “super incubadora” de nível nacional, denominada de Set.Up Guimarães. Com uma localização estratégica e inserida numa das regiões mais industrializadas de Portugal, a Set.Up Guimarães pretende criar sinergias entre os seus diversos atores em todo o seu concelho.LabPAc

A Set.Up Guimarães forma-se com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e ideias inovadoras na região, apostando em cinco grandes áreas de conhecimento: criativa, tecnológica, agrícola, industrial e social.

Em cada um destes novos pólos, o Município de Guimarães apresenta-se como a entidade gestora de espaços que permitem aos potenciais empresários ou a profissionais das várias áreas de conhecimento já referidas, serem acolhidos numa estrutura que oferece condições privilegiadas para o seu arranque e desenvolvimento.

A Set.Up Guimarães disponibiliza espaços de trabalho a preços altamente competitivos, apostando fortemente nas instalações, no conhecimento e na comunicação, possibilitando ainda a troca de experiências entre empreendedores e uma maior facilidade no desenvolvimento da rede de contatos.

A Set.Up Guimarães divide-se em cinco sub-incubadoras: LabPac (área criativa), TecPark (área tecnológica), LandLab (base rural), PevFactory (área industrial) e a Plural (área social).

Guimarães usufrui do raro privilégio de aliar um passado histórico a uma estratégia de futuro baseada no desenvolvimento económico, cultural, social e ambiental, sendo uma das estratégias fundamentais do município o foco na inovação/conhecimento, industrialização e competitividade, compatibilização do tecido industrial, e a articulação com os vários promotores.

Constituem-se então os objetivos primordiais da Set.Up Guimarães:

  • Promover o empreendedorismo, apoiando a criação de micro e pequenas empresas na sua fase embrionária, proporcionando-lhes condições físicas e técnicas para o seu crescimento e reafirmação no território, disponibilizando acompanhamento técnico especializado;
  • Organizar iniciativas de identificação e atração de projetos ou empresas inovadoras que possam vir a beneficiar do apoio para pré-incubação ou incubação na Set.Up Guimarães;
  • Promover a cooperação entre as empresas e parceiros que apoiem a Set.Up Guimarães;
  • Realizar acordos, protocolos e contratos com diversas entidades, com vista à realização de ações com os empreendedores, nomeadamente através de coaching, assessoria financeira e formação em várias áreas relativas à atividade económica;
  • Reduzir a mortalidade de empresas no seu período de arranque.

LabPac

O LabPac permite aos potenciais empresários ou profissionais dos setores criativos serem acolhidos numa incubadora especializada, oferecendo-lhes um lugar dotado de todos os equipamentos e “know-how” técnico necessários ao desenvolvimento do seu negócio. Localizado em pleno coração de Guimarães, na Plataforma das Artes e da Criatividade, o LabPac acolhe novas empresas e startups de origem criativa, com o máximo de três a cinco anos de atividade.

O Departamento de Divisão Económica do Município de Guimarães denotou um evidente incremento no número de estudantes e diplomados das áreas artísticas e criativas, de nível superior ou profissional. Torna-se imprescindível o seu apoio direto, criando-lhes e oferecendo-lhes as ferramentas base para a inserção no mercado de trabalho, pela via da criação do próprio emprego, transformando-se num elemento fundamental para o fortalecimento do tecido empresarial de Guimarães.

Esta incubadora municipal constitui-se enquanto infraestrutura de indústrias criativas, destinada a estimular a capacidade criativa e empreendedora, contribuindo dessa forma para complementar o tecido empresarial e industrial do concelho de Guimarães. A LabPac disponibiliza no mesmo espaço físico, 13 áreas individualizadas e serviços comuns, com o objetivo de promover e acolher empreendedores e empresas com projetos e ideias inovadoras, com elevado potencial de crescimento e com vista à sua implementação no mercado.

De 7 a 20 de agosto, a LabPac estará presente na Pop Up Store Guimarães Marca. A entrada é livre.