Tendências da Heimtextil 2019/2020 apresentadas em Guimarães

A maior feira de têxteis para o lar e hotelaria revelou as tendências para o futuro, em conferência realizada esta terça-feira. A sessão contou com a presença de dezenas de empresários e designers da região.

Guimarães voltou a acolher uma sessão de apresentação das tendências da Heimtextil, com as atenções a centrarem-se na busca de novos estilos de vida e sustentabilidade, tendo já em vista o que, certamente, vai decorrer em Frankfurt, na Alemanha, entre 8 e 11 de janeiro de 2019.

O Vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, destacou a escolha da cidade-berço para esta sessão, sendo Portugal o único país a apresentar as tendências da Heimtextil e com o público alvo a centrar-se nos empresários. Esta importância foi reforçada na medida em que a produção lusa em têxteis-lar na União Europeia é de 32%, revelou Cristina Motta, a representante da Messe Frankfurt em Portugal.

“O sucesso desta indústria é evidente, mas estou preocupado com a falta de inovação constante”, alertou Ricardo Costa na sessão desta terça-feira, considerando a ligação fundamental no que considera um “triângulo perfeito” ao ligar “governo (local ou nacional), tecido empresarial e centros de conhecimento”.

O autarca recordou a “estratégia de marca territorial de Guimarães” e defende a implementação de um projeto de inovação desenhado para as empresas, designado por I9G, considerando a criação de um “ecossistema inovador para empresas existentes e potenciando o aparecimento de novas empresas de elevado valor” que já foi apresentada ao Governo.

As tendências da Heimtextil 2019/2020 foram apresentadas por Meike Kern, diretora da Heimtextil, e Anne Marie Commandeur que adiantou o que pode vir a ser o futuro do design de interiores.

Todos os anos uma equipa internacional de especialistas procura as principais tendências em têxteis-lar e providencia um prognóstico que é colocado ao dispor de expositores e visitantes da Heimtextil, primeiro sob a forma de Trend Book e depois como mostra especial durante a feira.