Geminação de Guimarães com Turkistan, cidade histórica do Cazaquistão

O executivo vimaranense aprovou, por unanimidade, na segunda-feira, em reunião de câmara, a geminação de Guimarães com Turkistan, cidade histórica do Cazaquistão.

Na sequência de diversos contatos anteriores e da visita a Guimarães no passado mês de dezembro do Embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, e da reunião que teve com o Presidente da Câmara Municipal Domingos Bragança, foi aprovada uma proposta de geminação com a cidade de Turkistan.

Esta geminação pretende o fortalecimento das relações empresariais e históricas, entre ambas a cidades. Justifica-se ainda pelo potencial histórico, Guimarães é considerada a cidade onde nasceu Portugal, enquanto Turquistão foi capital do Cazaquistão e é reconhecida pela sua arquitetura medieval de monumentos históricos, com destaque para o mausoléu de Khawaja Ahmed Yasawi – o primeiro monumento a ser reconhecido como Património Mundial da Unesco no Cazaquistão, em 2003.

Nesta ligação, as oportunidades de negócio incluem os setores das TIC, energias, calçado, metalomecânica, construção, arquitetura e design, têxtil, entre outros.