A Guimarães Home fashion Week já tem data marcada para o próximo ano, pode reservar na sua agenda os dias 14, 15, 16 e 17 de maio!
A feira de têxteis-lar reuniu, nesta última edição, 56 empresas expositoras e acolheu mais de 300 compradores internacionais, comprovando, mais uma vez, a força da sua proposta de valor, como destacou Xavier Leite, presidente da associação Home From Portugal, que organiza o certame.
«Tivemos muita recetividade dos compradores e empresas a quem endereçamos os convites, que se mostraram bastante entusiasmados em vir cá», afirmou ao Portugal Têxtil.
Para isso contribui a reputação da produção nacional, reforçou Xavier Leite, que destacou «a qualidade que Portugal tem. É o que nos distingue dos outros paÃses», nomeadamente ao nÃvel do produto e do serviço.
Já com os quartos da Pousada de Santa Marinha, em Guimarães, repletos de artigos para vestir a casa, as reações logo no primeiro dia foram «muito positivas, com gente muito agradada com o que tem visto», revelou o presidente da Associação Home From Portugal, que acredita que «estamos no caminho certo».
Por isso mesmo, a organização agendou, ainda antes do inÃcio desta edição, as datas para 2024, ano em que a Guimarães Home Fashion Week (GHFW) se realizará de 14 a 17 de maio.
Entre os expositores, a feira ocupa já um lugar de relevo nas suas estratégias. A JRHome, especialista em artigos para a cozinha e cama, por exemplo, participa apenas nesta feira.
«Para a nossa dimensão é suficiente», explicou José Ribeiro, CEO da empresa que há mais de 20 anos vende para vários mercados externos, com destaque para França. A GHFW «tem trazido alguns clientes novos e outros que até já nos conheciam e nos reencontraram aqui – foi uma forma de reativar negócios», contou ao Portugal Têxtil.
Também a JM Rodrigues está a apostar nesta feira, na qual marcou presença pela segunda vez. «A feira é fundamental, porque estamos ao lado da empresa», indicou Rúben Torres, comercial da empresa detida pela António Salgado, que em 2021 lançou a marca própria Nook.
«Já temos visitas agendadas e acabamos por conseguir conciliar melhor as coisas. O cliente pode ficar cá para visitar a empresa, ir lá ao final do dia… Às vezes antes de encomendar os clientes querem conhecer a empresa e aqui podem fazer logo as duas coisas», justificou.
O mesmo sentem empresas mais experientes, como a Pereira da Cunha. «Estamos aqui desde o ano zero e de ano para ano tem sido uma feira que tem crescido», referiu Tiago Pereira da Cunha, administrador da empresa especialista em colchas. «Um paÃs como o nosso, que exporta para quase todos os lados, tinha de ter uma feira», sublinhou, apontando a necessidade de evolução do certame no futuro. «O sÃtio é giro, mas acho que é preciso criar novas condições para termos uma feira mais forte», salientou. Já quanto aos clientes, «nota-se que de ano para ano têm vindo a melhorar», concluiu.
In: Portugal Têxtil