Guimarães aposta na “garra vimaranense” para atrair mais turistas até 2029

A Câmara de Guimarães apresentou, na última terça-feira, no Instituto de Design, a sua Estratégia Turística 2019/2029 centrada no tema “Garra Vimaranense” com o objetivo de fazer crescer o turismo em todo o concelho. Foram apresentados 3 programas, 12 projetos e 48 subprojetos que envolvem a comunidade.

A definição de um plano estratégico para o turismo tem o objetivo de fazer crescer o turismo com base não só no património, como até aqui, mas promovendo outras vertentes turísticas como os usos e costumes culturalmente enraizados.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, apela ao “envolvimento” de toda a comunidade nesta grande estratégia turística que já está desenhada e que tem como conceito geral a ‘Garra Vimaranense’.

“Vamos implementar esta estratégia que obriga a uma grande envolvência de todos, da Câmara Municipal, da Entidade Regional e Nacional de Turismo, dos vimaranenses e de todos os agentes económicos ligados à hotelaria, comércio, alojamento, atividades culturais, entidades de animação, restauração, etc.”, salientou o edil, numa grande concertação social local.

O presidente da Câmara de Guimarães avança que o primeiro passo a dar é a criação imediata de uma equipa de gestão multidisciplinar, com o Município de Guimarães, o turismo e muitas outras entidades vimaranenses, que vão trabalhar em conjunto para irem implementando, um a um, as dezenas de projetos previstas nesta grande estratégia que vai potenciar o turismo de Guimarães como uma marca no país e no mundo e em benefício primeiro dos 158.124 mil habitantes do concelho.

“Nós precisamos de todos para levar a cabo esta estratégia”, frisou Domingos Bragança, indicando que Guimarães tem que tirar ainda mais partido do facto de ser uma “zona policêntrica” e estar a apenas meia hora do Porto.

“Temos que alterar a estratégia turística, também junto dos agentes turísticos, no sentido de que os turistas fiquem em Guimarães mais tempo retidos”. Para que essa ‘retenção’ dos turistas, o presidente da Câmara de Guimarães defende a criação de novos produtos turísticos. “Queremos que a visita a Guimarães seja uma visita distintiva e de qualidade e que o turismo seja integrado em todo o concelho, e não apenas concentrado no centro histórico”.

Sofia Ferreira, vereadora do Turismo da autarquia vimaranense, afirmou que, tal como a indústria, a importância do turismo para o desenvolvimento social de Guimarães “é inquestionável”.

Olhando para os dados turísticos dos meses de Julho e Agosto dos últimos anos, a vereadora apontou para o “crescimento” enorme do número de visitantes aos postos de turismo (em 2019 cresceu 42%), as taxas de ocupação de quarto mantiveram-se nos 76% e a taxa de visitas aos principais monumentos e museus da cidade cresceu 8% nos dois últimos anos.

“Crescemos, queremos continuar a crescer ainda mais, mas bem e com qualidade, fazendo de Guimarães uma experiência única, onde os visitantes, mas sobretudo os habitantes, se sintam felizes”, diz Sofia Ferreira.