Carlos Guimarães, Investigador Júnior dos 3B´s Research Group, sedeado no Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia, foi nomeado para a lista Forbes 30 Sub 30 de 2024 na área da Ciência.
Este prestigiado reconhecimento da Forbes Portugal destaca as 30 mentes mais brilhantes que mudam o paradigma da ciência, com menos de 30 anos, que estão a revolucionar os negócios e a transformar o mundo de maneiras ousadas e criativas. A Forbes é uma das marcas de média empresarial mais influentes e reconhecidas mundialmente, conhecida por sua cobertura abrangente de negócios, investimento, tecnologia, empreendedorismo e pelos seus importantes rankings como a Forbes 400, Forbes Global 2000 e Forbes 30 Under 30.
A lista reconhece indivÃduos jovens e emergentes de uma variedade de áreas, incluindo desporto, meios de comunicação sociais, negócios, economia, cuidados de saúde, ciência, educação e muito mais.
Carlos Guimarães foi homenageado nesta lista pelas suas significativas contribuições para os esforços do grupo de Pesquisa 3B para a criação de modelos complexos e miniaturizados de tecidos humanos saudáveis e doentes. Este trabalho, supervisionado pelo Prof. Rui L. Reis, permite a descoberta mais rápida e personalizada de terapias para os principais desafios de saúde, como o cancro. Uma tecnologia particularmente notável desenvolvida por Carlos é a das Fibras Óticas Vivas.
Os jovens que compõem a Classe de 2024 da lista 30 Under 30 pegaram em sonhos, objetivos ou em momentos que nunca pensaram viver e transformaram tudo em trabalho.
Este ano com 15 categorias, a lista 30 Under 30 da Forbes, Portugal está de regresso para a sua segunda edição. Cai a categoria de Música, que se juntou à de Entretenimento, e entram as categorias de Gastronomia, Indústria e Sustentabilidade & Inovação Social.
Das 31 pessoas da lista – uma das nomeações foi entregue a uma dupla –, 13 são mulheres, e 18 são homens. Cerca de 41% dos nomeados são do género feminino, e os restantes 59%, do masculino. Um aumento da representação feminina em relação à lista do ano anterior. A pessoa mais nova da lista é António Silva, com 20 anos. A média de idades ficou fixada nos 27,1 anos.
Daqueles que fundaram, cofundaram, são sócios de empresas ou lideram empresas das suas famÃlias, a faturação estimada é de 66 milhões de euros. Um grande aumento em relação aos 6,4 milhões do ano passado.