Como não podia deixar de ser, a Lumatex está completamente alinhada com a preocupação geral com a sustentabilidade e por isso mesmo os tecidos em linho e as novas fibras, como as de cânhamo, têm um papel de destaque na coleção que trouxe à Heimtextil.
“Os produtos com fibras de cânhamo têm tido boa aceitação. Não é só para fumar que o cânhamo tem potencial e valor económico”, graceja António Leite, o CEO da Lumatex, 53 anos de vida e 35 de Heimtextil.
António estreou-se na Heimtextil com 18 anos, acompanhando o pai, José Leite, da Têxtil S. José, e continuou a vir regularmente a Frankfurt depois de ter criado a Lumatex em 1995.
“Ainda me lembro de quando partilhávamos o stand do ICEP, o negócio ainda era em escudos. Ganhava-se muito dinheiro. Saíamos daqui com encomendas para meio ano. Agora levámos de Frankfurt pedidos de amostras…”, conta o responsável da Lumatex, recordado os anos gloriosos da Heimtextil.
Em 2023, a Lumatex fez um volume de negócios de 6,5 milhões de euros, uma pequena descida face a 2022. Mas 2024 é que inspira cuidados a António Leite: “Estou com muito medo deste ano, pois o consumidor final não tem dinheiro e os distribuidores estão atulhados em stocks…”.
In: Jornal T