No total, são 170 as toneladas de metal que a Beetsteel, empresa de metalomecânica do Grupo Arliz, de Braga, irá instalar na residência universitária autossustentável que vai nascer no AvePark, o Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães.
“É urgente adotarmos comportamentos e desenvolvermos soluções mais ecológicas e o AvePark vem contribuir e inspirar esse movimento, com a construção deste empreendimento ‘net-zero’. Para nós, Beetsteel, é um orgulho enorme fazer parte de um projeto sustentável e inovador como este”, refere Patrícia Vieira, diretora da Beetsteel, citada em comunicado.
A grande aposta do projeto, que é, neste momento, a maior empreitada do Município de Guimarães, reside na sua autossuficiência energética, baixa emissão de CO2, custos de manutenção reduzidos e adaptabilidade ao longo do tempo. Com estas características, o edifício obteve a classificação energética A+ NZEB 21 – Edifício Muito Eficiente, bem como a certificação pelo sistema ‘LiderA’ com uma classe de desempenho excecional, também de A+.
A construção da residência, baseada num sistema de construção modular e pré-fabricada, destaca-se pelo uso predominante da madeira, integrada de várias formas e suportada por uma estrutura metálica com assinatura Beetsteel.