Resultado da colaboração com a empresa têxtil Tetribérica, a re.store apresenta no MODTISSIMO uma coleção sustentável e socialmente inclusiva no concurso ‘Etikway Fashion Week’. “Essa coleção é uma etapa inicial dado que a intenção é transformar num negócio futuro em que a re.store continua a reutilizar o nosso excedente em coleções regulares usando as amostras que temos”, explica Clara Castro, do departamento de marketing da Tetribérica.
Com a re.store na procura de parceiros que pudessem ter peças aproveitáveis e que estivessem já confecionadas para que fosse mais fácil executar, a resposta foi encontrada quando contactaram com a Tetribérica e ficaram a conhecer “a grande quantidade que temos de amostras para clientes que ficam armazenadas e que ficam paradas para servirem para outros clientes”, esclarece Clara Castro.
Disso resultou o upcycling das peças que “depois foram aproveitadas para colocar outros adereços de outras empresas”. Vivendo a re.store desse reaproveitamento, “a Sílvia Correia (fundadora e CEO da re.store) entrando numa empresa consegue logo entender para o que servem as peças”.
Tendo a Tetribérica um conceito idêntico ao da marca, “no sentido em que tudo o que é desperdício para outros para nós é matéria-prima, a Sílvia Correia colocou em andamento um projeto interno que estávamos a ter dificuldade em fazer e ela conseguiu colocar em movimento”, clarifica acrescentando a importância da parte social deste projeto.
A ‘re.store wear with Tetribérica’ assenta, assim, em 3 P’s estratégicos. O planeta, uma vez que tem por base amostras de vestuário da Tribérica e a incorporação de sobras/desperdícios têxteis da re.store. As pessoas, pois é confecionada por parceiros sociais, providenciando-lhes uma remuneração e fomentando a sua inclusão e integração social através do desenvolvimento de competências.
Por fim, a pedagogia para mudança, na medida em que o desfile desta coleção será feito com modelos/estudantes do Colégio Ribadouro no Porto e serão envolvidos estudantes de uma Escola de Design para que possam ser sensibilizados para estas temáticas através de um projeto prático.
Com expectativas “de vencer o concurso, mas já com perspetivas de eventos futuros e certos de que já existe um plano de negócios que leve este projeto para a frente”, como conta Clara Castro, a coleção é concorrente do concurso da Etikway, que está a decorrer no MODTISSIMO.
In: Jornal T