Bairro C promete dar vida a antiga zona industrial de Guimarães

O Bairro C é um projeto do Município de Guimarães que pretender dar uma nova vida ao espaço abrangido pela Zona de Couros, Teatro Jordão, Rua da Caldeirôa e percursos pedonais adjacentes até à Casa da Memória e Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

O nome Bairro C nasceu dos conceitos pilares do projeto: Comunidade, Criatividade, Conhecimento e Cultura. É um projeto estruturante, a três anos, alinhado com a estratégia de desenvolvimento do território e com estratégia cultural, perante a visão de futuro sobre a cidade.

“Estabelecemos várias ligações, com um pensamento comum sobre o território que se quer diferenciador”, explicou a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto.

“Existe uma forma diferente de olhar para a cidade e torná-la atrativa, através de um cruzamento de conceitos que permitem a valorização destes espaços menos visíveis e, assim, colocar no centro das nossas preocupações”, acrescentou.

Destaque ainda para a potencialidade do projeto para sensibilizar a população sobre a importância histórica do património industrial e natural na área de intervenção, a participação cidadã na definição das políticas públicas do modelo de cidade preconizado.

No decurso deste projeto, serão ativados percursos através de instalação de Arte Pública e de programação paralela.