28 Fevereiro, 2018

O que ver

Cultura
Mais do que uma capital europeia da cultura
Cidade fervilhante, razão e causa de uma Capital Europeia da Cultura em 2012, Guimarães assume-se centro cosmopolita, atento e disponível para eventos culturais, evidenciando uma atitude própria de encarar o que acontece na cidade de forma quase  espontânea: a criação. E é este capital, embebido na matriz humana, que importa conhecer.
Ler mais
Património
Centro Histórico classificado pela UNESCO
Guimarães é uma cidade com um glorioso passado histórico, cuja história está associada à fundação da identidade nacional portuguesa e à própria língua portuguesa no séc. XII. por estas razões, a UNESCO classificou em 2001 o Centro Histórico de Guimarães como Património Mundial. Visite e conheça o coração de Portugal.
Ler mais
Economia
No TOP 10 de Investimento, Turismo e Qualidade de Vida
Com recursos humanos e equipamentos de excelência, Guimarães integra as áreas mais industrializadas do Norte, onde a robustez e o ambiente negocial criam melhores oportunidades para os seus residentes, sendo a segunda cidade não capital de distrito a ocupar um lugar no ranking nacional. O Município de Guimarães aposta na conceção e criação de estratégias e políticas para o desenvolvimento e dinamização económica.
Ler mais
Arquitetura
Séculos de registos vivos, visitáveis e habitados
Além do património histórico constituído pelo Castelo, Paço dos Duques de Bragança, Centro Histórico e Igrejas, Guimarães mantêm uma preocupação de preservar ou reabilitar, quando tal é necessário, espaços urbanos.
O surgimento de edifícios modernos, assinados por arquitetos reconhecidos, tornam Guimarães uma cidade de arquitetura, e de arquitetos com visibilidade internacional.

Ler mais

História
A Cidade Berço da Nação Portuguesa
Guimarães, cidade de origem medieval, com raízes no século X, é conhecida como “Berço da Nação Portuguesa”. Em Guimarães tiveram lugar, em 1128, alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade “Aqui nasceu Portugal”, referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais.

Ler mais

Ambiente
Valorização Ambiental Ativa
Guimarães segue uma estratégia integrada de valorização e requalificação ambiental para ser um município ambientalmente sustentável, assente na participação e corresponsabilização de todos os cidadãos neste ambicioso desígnio, capaz de proporcionar às atuais e às futuras gerações os melhores níveis de qualidade ambiental e de vida.
Ler mais
Turismo Industrial
Território e Economia para visitar
Com Guimarães Marca, os visitantes já podem conhecer com maior detalhe, e de forma organizada, as diversas indústrias existentes no concelho e que desde há séculos integram parte da história do território (exemplo de cutelaria, têxteis e calçado). Saiba onde ficam as empresas, agende visitas e defina o seu próprio itinerário.
Ler mais