Tabel faz investimento de milhões

Um investimento de seis milhões de euros permitiu à Tabel adquirir novas instalações e equipamentos. O grupo, com um novo modelo de negócios, passou a ter coleções e design próprios, e a apostar na internacionalização com a presença na Première Vision, em Nova Iorque.

Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, e Marta Mota Prego, responsável pela Guimarães Marca, foram numa visita acompanhados pelo administrador da Tabel, Humberto Bragança, que lhes revelou todas as transformações e investimentos em curso.

Fundada em 1988, a sede da Tabel ficava numas instalações arrendadas no Parque Industrial do Cruzeiro, em Moreira de Cónegos. Atualmente o grupo integra três empresas – Tabel, HBS Digital Print Solutions e Humberline, sendo esta última sediada em Guimarães. A empresa têm nos seus quadros 150 trabalhadores e prevê atingir um volume de negócios de 10 milhões de euros, triplicando o valor de há três anos.

Foram adquiridas as antigas instalações da Fábrica Têxtil Moreirense, que estão a ser renovadas, e foi construído um novo pavilhão, no qual serão instalados os showrooms dos tecidos e malhas “estampados a metro” para vestuário e têxteis lar que este grupo produz. O investimento permitiu, também, a compra de nova maquinaria, nomeadamente, máquinas de estampar convencionais, de estamparia digital, de acabamentos e de lavar. “Só uma das novas máquinas custou cerca de um milhão de euros”, afirmou Albino Moura, diretor comercial da Tabel.

Este investimento contribuiu, também, para o controlo de qualidade, o que implicou a construção de um laboratório, onde é feita a inspeção final dos artigos que são produzidos.

Deste investimento, lançamento de coleções Tabel e criação de coleções propostas pelos clientes, a nova palavra de ordem passou a ser “internacionalização”, com apostas nos mercados norte-americano e europeu.