Numa conversa do Guimarães Marca com Rui Sousa, Gerente da Urentel, que está na Pop Up Store na Plataforma das Artes e da Criatividade, até dia 9 de março, ficámos a conhecer os planos da marca para o futuro, com uma forte aposta na inovação, na diferenciação dos seus produtos e na expansão para uma nova fase da empresa.
A Urentel tem aproveitado a sua participação na Pop Up Store para estreitar a relação com os consumidores finais, um passo importante para uma marca que, tradicionalmente, tem trabalhado no modelo business to business. Além disso, a sustentabilidade também está no centro da estratégia, com a parceria com a Universidade do Minho a ser um pilar importante na criação de tecidos reciclados e na adoção de práticas mais ecológicas.
Quais são as novidades da Urentel que os visitantes podem encontrar na Pop Up Store?
Os visitantes podem encontrar na Pop Up Store o que a Urentel esteve a apostar nos últimos tempos. A primeira participação na Pop Up Store foi com uma variedade de produtos, um conjunto de produtos limitado de artigos. Ao longo do tempo, fomos aumentando essa gama de produtos, de forma a termos maior abrangência nas necessidades das pessoas.
O que a Urentel espera que os visitantes levem da sua experiência na Pop Up Store?
Primeiro, que comecem a conhecer a empresa. Para empresa que normalmente trabalham business to business, é muito difícil ter uma relação com o trabalhador final. Aqui, na Pop Up Store, a ideia é que o consumidor perceber que a empresa tem produtos que se adequam às suas necessidades, tanto diretamente quanto indiretamente, por meios dos seus clientes. A própria empresa pode, assim, pode surgir como um participante no dia a dia dos seus consumidores.
O que a Urentel tem feito para ser mais sustentável no fabrico de tecidos?
Além das otimizações internas que a Urentel vai conseguindo fazer, reduzindo o desperdício e gasto energético, temos alcançado algumas certificações que são consideradas importantes para o setor, como a GOTS, que recentemente conquistamos. Dessa forma, permite ter produtos mais sustentáveis, com maior eficiência energética e com menor impacto na natureza e meio ambiente.
Que impacto espera que a Pop Up Store tenha na visibilidade da marca?
O impacto que queríamos ter, já conseguimos: as pessoas começam a conhecer a Urentel e a procurar-nos na Pop Up Store. Isso já revela um certo conhecimento do público da existência da empresa e que temos produtos que eles acham interessantes e sem preços exorbitantes no setor.
Como a parceria com a Universidade do Minho tem ajudado a Urentel a criar tecidos reciclados e a trabalhar a parte mais sustentável da marca?
A Urentel já tem uma experiência bastante grande com reciclados e alguns sustentáveis. Portanto, a parceria com a Universidade do Minho melhora e faz com que se aprofunde mais a utilização e a produção deste tipo de produtos. Os produtos já existiam antes, no entanto, a parceria com a UM tem que ser aprofundada, porque é uma forma diferenciadora da empresa mostrar a capacidade de fazer produtos que são diferentes do quotidiano normal da produção do setor têxtil.
Quais são os planos da Urentel para os próximos anos, tanto em Portugal como no exterior?
O principal plano da Urentel é começar a diferenciar-se dos seus concorrentes no setor. A Urentel já faz séries mais curtas do que alguns dos seus concorrentes e já tem uma proximidade maior com os seus clientes empresariais, isto, a nível do business to business. Desta forma, já consegue tentar produzir o que o cliente quer, sendo um apoio técnico para essa produção. A certificação, como a GOTS e outras certificações que pretendemos ter no futuro irão aumentar exatamente essa visibilidade e essa capacidade de produção de sustentáveis. A nível nacional, começa por aqui. A nível internacional, a Urentel está a começar a dar os primeiros passos de maneira que consiga ter visibilidade externa que hoje ainda não tem. Resumindo, nos próximos anos, o objetivo é passar do fornecedor, business to business de tela, para um parceiro que possa ajudar os seus clientes a ter o produto que pretendem, diferenciado ou não, conforme a necessidade do cliente.