Lavoro promove cultura de prevenção na Pop Up Store do Guimarães Marca com as primeiras FEET SESSIONS

A Lavoro, empresa portuguesa especializada em calçado de proteção, regressa à Pop Up Store do Guimarães Marca com uma proposta inovadora: as FEET SESSIONS, um conjunto de formações e aconselhamento técnico gratuito, focado na saúde e prevenção no contexto laboral.  

A iniciativa decorreu na Plataforma das Artes, em Guimarães, entre os dias 09 e 15 de junho e marca a segunda presença da marca neste espaço. A ação foi desenvolvida em parceria com o Spodos – Foot Science Center, unidade especializada da empresa dedicada à podologia laboral. 

Em entrevista, Ana Oliveira, Diretora de Marketing da Lavoro, e Cátia Sampaio, representante do Spodos – Foot Science Center, explicam o conceito, o público-alvo e os objetivos desta nova abordagem, que reforça o compromisso da marca com a inovação e a segurança no trabalho.  

A Lavoro regressa à Pop Up Store do Guimarães Marca com uma nova proposta: a 1.ª FEET SESSIONS. O que motivou esta iniciativa e o que podem os visitantes esperar desta experiência? 

Ana Oliveira – O que nos motivou a fazer esta 1.ª FEET SESSIONS foi no seguimento de uma ação que tivemos em Lisboa, na AGEAS, onde reunimos cerca de 70 pessoas para falar de riscos e prevenção no trabalho. Dentro da saúde do pé, inclui-se o nosso departamento Spodos, que serve de mote para esta presença na Pop Up Store. Durante esta semana, recebemos técnicos de higiene e segurança no trabalho, médicos do trabalho e direção de compras, que tenham realmente um problema em escolher o EPI (Equipamento de Proteção Individual) correto e o nosso objetivo é auxiliar e dar formação sobre como escolher o EPI correto, ou falar sobre a prevenção laboral.

A 1.ª FEET SESSIONS é gratuita e aberta ao público. Quem participou e que tipo de aconselhamento ou análise foi disponibilizado?  

Ana Oliveira – Apesar das sessões serem gratuitas e abertas ao público, os participantes foram escolhidos por nós. Convidámos clientes e potenciais interessados em conhecer mais sobre a nossa empresa, a Lavoro e a ICC.

Esta é a segunda participação da Lavoro na Pop Up Store do Guimarães Marca em 2025. O que torna este formato atrativo para a marca e de que forma se diferencia esta presença face à anterior?

Ana Oliveira – Pensamos na Pop Up Store dentro de dois prismas: divulgação de marca e valorização do espaço. Na participação anterior, abrimos as portas ao público, durante duas semanas, para todas as pessoas que quisessem conhecer a nossa coleção. De outra maneira, agora, queremos aproveitar este espaço fantástico, dentro da Plataforma das Artes, para falar, neste caso, de cultura de prevenção no trabalho, que é isso que trabalhamos. Nós somos fabricantes de calçado profissional, para além disso temos um departamento de podologia laboral, que é o Spodos, e, por isso, é que aproveitamos, de facto, esta semana, para fazermos mini-workshops, ou melhor, mini-formações a técnicos de higiene e segurança das empresas que nós convidamos a cá vir. Obviamente, alguém que passe e se quiser juntar, pode conhecer um bocadinho mais sobre o ambiente do calçado de segurança, que é muito vasto.  

 Para além da FEET SESSIONS, há novidades em produtos ou coleções que os visitantes podem conhecer em primeira mão?

Neste caso, estivemos a aproveitar este espaço apenas para fazer as Feet Sessions. Não estivemos aqui a dar a conhecer nenhuma novidade, porque nós queremos agora dedicar-nos um bocadinho à prevenção laboral. Nós já somos fabricantes de calçado, já estivemos aqui na Pop Up Store a apresentar o calçado, agora vamos falar sobre aquilo que também sabemos fazer, que é aconselhamento técnico. E é isso que estamos aqui a fazer com o Spodos.

Como é que o Spodos auxilia a Lavoro?

Cátia Sampaio – No serviço Spodos – Foot Science Center conseguimos auxiliar as empresas quando recebem, por exemplo, uma prescrição médica de funcionários a dizer que não podem usar calçado de segurança. O que nós fazemos? Vamos ao local, fazemos um rastreio biomecânico, verificamos se a pessoa tem ou não condições para usar o calçado de segurança e procuramos soluções. Os problemas mais comuns são joanetes ou esporão-calcâneo. Assim, tentamos ver se dentro dos nossos modelos, há algum que se adequa à patologia da pessoa e, se for necessário, também fazemos modelos por medida. Isto, para que a pessoa durante as 8 horas de trabalho, se sinta confortável usando o calçado de proteção e, dessa forma, garantir que está protegida contra todos os riscos das suas tarefas.

O que podemos esperar da Lavoro nos próximos meses?

Já tínhamos partilhado anteriormente, na nossa primeira participação na Pop Up Store em 2025, que estamos a renovar as nossas instalações até ao final do ano. Tivemos algum tempo empatados, não por decisão nossa, por outras condicionantes das obras, mas já estamos a começar a fazer as nossas mudanças e isso para nós é um motivo de alegria. Contamos até ao final do ano ter novas instalações. Estamos a falar em duplicar produção, de 4 mil m2 para 10 mil m2, com um investimento de 5 milhões de euros.