
A Têxteis Penedo, empresa da comunidade Guimarães Marca, destacou-se em 2024 com um crescimento de 27% no volume de negócios, segundo o Portugal Têxtil. Este resultado positivo deve-se, em grande parte, à forte aposta nos mercados internacionais, que continuam a representar cerca de 95% da produção da empresa.
O principal destino das exportações mantém-se nos Estados Unidos, responsáveis por aproximadamente 65% do volume de negócios, enquanto os mercados da Ásia e Oceânia representam cerca de 15%. O mercado nacional registou uma subida, passando dos 2% em 2023 para cerca de 5% em 2024, demonstrando uma crescente afirmação da marca em Portugal.
Rita Leite, diretora comercial da Têxteis Penedo, sublinha as novidades que marcaram o último ano, como o lançamento das mantas de lã com misturas de caxemira, que oferecem um toque suave graças a fios finos, diferenciando-se das texturas tradicionais da lã. Destaque ainda para os artigos 100% linho, cada vez mais procurados, e para as peças em jacquard gobelino, que suscitaram interesse na feira Heimtextil, que aconteceu em janeiro.
Além da modernização tecnológica, a sustentabilidade assume um papel central na estratégia da empresa: “Por trabalharmos em private label, não podemos lançar metas tão ambiciosas como se tivéssemos uma venda ao consumidor final. A nossa aposta continua a ser em apresetnar sugestões aos nossos clientes de, por exemplo, sacos de embalagem que sejam reutilizáveis e, a nível de fibras, apostar em fibras naturais ou recicladas. A nossa aposta acaba por ser muito mais na parte do design e na própria apresentação aos clientes de produtos que vão nessa tendência, porque acreditamos que temos de fazer a nossa parte enquanto fornecedor e prestador de serviço”, destaca a diretora comercial, em declarações ao Portugal Têxtil.
O primeiro trimestre de 2025 mantém-se em linha com os objetivos da empresa, confirmando o contínuo crescimento e consolidação da Têxteis Penedo no panorama têxtil internacional.