A Cutipol – Cutelarias Portuguesas, empresa da comunidade Guimarães Marca, venceu o prémio PME Bens Transacionáveis na segunda edição do Prémio Exportação & Internacionalização, uma iniciativa a cargo do Novo Banco e do Jornal de Negócios que avaliou um universo de 400 mil empresas portuguesas, das quais 58.336 registaram exportações em 2021.
Este prémio vem reforçar o papel pioneiro desta empresa que, hoje em dia, vende os seus produtos para alguns dos melhores hotéis do mundo, como os das cadeias Ritz, Shangri-La, no Hilton, em Hong Kong, no Atlantis Palm, no Dubai, sendo que, além disso, o modelo Goa foi escolhido para a inauguração dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 e, em 2017, a Vogue selecionou o faqueiro Goa Blue Gold para a MET Gala realizada no MoMA em Nova Iorque.
O volume de negócios da empresa, em 2021, foi de 13,5 milhões, a crescer relativamente aos anos anteriores. Das mãos dos 120 colaboradores, saem mensalmente 240 mil peças, mais de 90% delas para o mercado externo. Um dos motivos para a conquista desta distinção, foi o facto de a empresa ter exportado 12,7 milhões de euros para 90 países durante o ano de 2021.
De acordo com a organização, o prémio foi atribuído através de um “processo de análise com indicadores compósitos, baseados em indicadores económicos e financeiros recolhidos e tratados pela Iberinform Portugal”, num universo de 400 mil empresas.
O júri é composto por Alberto Castro, professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, Luís Palha da Silva, presidente e administrador-delegado Pharol SGPS, e Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.
Fonte: Jornal O Minho