O grupo António Salgado, membro da comunidade Guimarães Marca, está a consolidar a sua presença no setor hoteleiro através de uma oferta diferenciadora de têxteis personalizados. A aposta abrange o fornecimento de alojamentos locais e até hotéis de cinco estrelas.
Através da marca JM Rodrigues, também pertencente ao projeto “Guimarães Marca”, o grupo tem vindo a reforçar a sua estratégia focada na flexibilidade de produção para atender às exigências do setor. Adquirida pelo grupo há cinco anos, a JM Rodrigues transformou-se de revendedora em produtora especializada, oferecendo uma gama de produtos, como edredons, lençóis e outros têxteis sob medida e ajustados a cada cliente.
“Não dizemos ao cliente “temos isto”, nós temos abertura para fazer o que o cliente quer. Há um posicionamento de parceria, de desenvolvimento. Na hotelaria isto é uma aposta importante”, destaca Rubén Torres, comercial do grupo, em declarações ao Jornal T.
O comercial realça ainda a atenção ao detalhe que caracteriza o trabalho da JM Rodrigues. “Por exemplo as medidas dos lençóis variam conforme a geografia, por isso 90% dos produtos não têm medida no catálogo. Vamos desde o tipo de tecido, ao acabamento, aos bordados, aplicações, aquilo que for necessário”, sublinha Rubén Torres.
Além da flexibilidade, o grupo António Salgado distingue-se pelo compromisso com a sustentabilidade. A utilização de materiais rastreáveis e utilização de passaportes digitais nos produtos, reforça o compromisso com práticas responsáveis, alinhando-se com as tendências globais de consumo e as exigências do setor hoteleiro.
Apesar dos desafios económicos e geopolíticos do mercado europeu, o grupo António Salgado mantém uma abordagem resiliente. “O futuro passa por mais especialização, por produtos de maior valor acrescentado, para quem pode. A Europa da maneira que está, não consegue competir com os preços asiáticos. O nosso produto tem de valer, não podemos ir com um produto barato para países longínquos, que do ponto de vista logístico já implicam um custo muito grande, porque se encontrarmos barreiras alfandegárias estamos completamente fora de preço”, afirma Rubén Torres.
A recente participação do grupo na Heimtextil, uma das maiores feiras internacionais de têxteis-lar, que decorreu entre 14 e 17 de janeiro, em Frankfurt, reforça esta estratégia. Mais do que vendas diretas, o objetivo do grupo passou por fortalecer contactos e abrir portas a novos mercados, consolidando a António Salgado como referência no setor hoteleiro.