CITEVE disponibiliza 1º Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário

Já está disponível o primeiro Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário realizado pelo CITEVE, com os índices de sustentabilidade ESG referentes ao período 2019-2022, com o exemplo da várias empresas Guimarães Marca, nomeadamente a empresa Allcost Têxteis para Hotelaria, Lda., António Salgado & Cª, Lda., Belfama-Empresa Têxtil, Lda., Domingos de Sousa & Filhos, S.A., Fábrica de Tecidos Marizé, Lda., Lameirinho Indústria Têxtil, S.A., Lasa-Armando da Silva Antunes, S.A., Mi Casa es tu casa, Lda., Neiperhome, S.A.;, Têxteis JF Almeida, S.A. e Têxteis Penedo, S.A.

O primeiro Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário (STV) Português foi apresentado num webinar público, que cativou o interesse de mais de 200 pessoas, englobando empresas, entidades gestoras e reguladoras, bem como público em geral. Desenvolvido pelo CITEVE e em colaboração com diversas empresas do setor, este importante documento visa refletir uma abordagem geral à sustentabilidade do setor nos aspetos Ambiental, Social e de Governance.

Este relatório surge no âmbito do projeto be@t – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o propósito de apresentar um retrato quantitativo do setor em matéria de sustentabilidade, bem como destacar iniciativas implementadas para a promoção da sustentabilidade no setor têxtil em Portugal.

A informação divulgada no Relatório de Sustentabilidade do STV nacional remete para o desempenho consolidado de uma amostra de empresas do setor, que aceitaram participar neste estudo, e reporta o período compreendido dos últimos 4 anos (2019-2022), sendo prevista uma periodicidade anual de reporte, constituindo uma visão global da indústria e um conhecimento essencial para a definição e implementação de novas estratégias de sustentabilidade.

Paralelamente, numa perspetiva win-win para as empresas que participaram com os seus KPI’s, foi demonstrada a nova ferramenta de benchmarking de índices de sustentabilidade das empresas do STV, desenvolvida também no quadro do be@t, projeto boosted by CITEVE, onde estas poderão comparar os seus KPI’s com a média do setor, e do seu subsetor específico, podendo desta forma definir metas de melhoria de performance de sustentabilidade.

Faça o download gratuito do Relatório aqui.