Do design à tecnologia: como a AMF está a transformar o calçado laboral

Albano Fernandes, fundador e presidente da AMF, contou ao Jornal Expresso como transformou uma pequena ideia em Guimarães, em 1999, numa empresa de calçado profissional reconhecida internacionalmente. A AMF, marca integrante no projeto Guimarães Marca, destaca-se pelo design adaptado às necessidades do trabalhador moderno, incorporando tecnologia, engenharia e soluções de sustentabilidade.  

Na entrevista, Albano revela que a AMF não é uma fábrica tradicional de sapatos: “cerca de 20% dos quadros são licenciados, com formações em engenharia, design, economia, logística, inteligência artificial e gestão de dados. A empresa aposta em inovações como sapatos sensorizados que monitorizam a saúde e o bem-estar, contribuindo para a redução de baixas médicas, e numa espécie de “bimby” de sapatos, que permite reduzir os custos de produção em 60%, tornando a AMF mais competitiva face a líderes de mercado internacionais. 

Albano recorda momentos curiosos da internacionalização da AMF: em Zurique, perseguiu um motard que usava sapatos da marca, e em Amesterdão desafiou a equipa para ver quem encontrava primeiro os seus modelos TOWORKFOR nos aeroportos. Estas histórias mostram não só o lado empreendedor, mas também o envolvimento pessoal do CEO em todas as fases do negócio. 

Da primeira criação da empresa, numa altura em que nem podia celebrar com a namorada por falta de dinheiro, até aos dias de hoje, Albano Fernandes conseguiu colocar a AMF como referência no calçado profissional, mantendo sempre a inovação, a qualidade e o design português como pilares centrais. 

Através de projetos inovadores, a AMF não só reforça a sua presença no mercado nacional e internacional, como também demonstra como empresas portuguesas conseguem aliar tradição, tecnologia e sustentabilidade, colocando Guimarães na vanguarda da inovação no setor do calçado profissional.