Fibrenamics participa em projeto de vestuário inovador

A Fibrenamics da Universidade do Minho, juntou-se a Playvest num projeto de vestuário nacional inovador, o Aux-Seamless, que promete aumentar o conforto do utilizador.

 

Com base na necessidade de diferenciar a sua gama de produtos, bem como diminuir a transparência dos seus materiais e ainda conferir algum nível de proteção aos seus equipamentos desportivos, a Playvest, empresa com elevado know-how na produção de vestuário sem costura (Seamless), e a Fibrenamics – Universidade do Minho, juntaram o seu conhecimento e desenvolveram 4 peças de vestuário inovadoras capazes de melhorar substancialmente o conforto do seu utilizador.

De nome Aux_Seamless, este empreendimento culminou, a partir da utilização da tecnologia Seamless e de malha auxética, no desenvolvimento de 4 protótipos, nomeadamente: leggings para running, leggings com redução de transparência, vestuário de maternidade e roupa de proteção pessoal (first layer).

Quanto ao primeiro protótipo, as leggings para running, diferenciam-se pelo facto de permitirem incrementar a performance desportiva do atleta e, simultaneamente, diminuir a probabilidade de ocorrência de lesões. Para isso, foi aplicado a tecnologia de compressão multidirecional que, por outras palavras, permite a aplicação de diferentes níveis de compressão em diferentes zonas do corpo. Já o segundo produto, as leggings com redução de transparência, tal como o nome indica, impedem o comprometimento da privacidade do utilizador durante o movimento do mesmo. Para tal, foi estudado os vários tipos de matérias-primas existentes, o tipo de padrão produzido e parâmetros de operacionalização, como é o caso do grau de aperto, e escolhido, posteriormente, 2 padrões auxéticos que melhor satisfazem esta necessidade. Relativamente à terceira peça de roupa, o vestuário de maternidade, a utilização da tecnologia de compressão multidirecional neste produto, tecnologia também aplicada nas leggings para running, para além de ajudar a sustentar o peso extra, diminuiu a probabilidade de as grávidas terem problemas de circulação nos membros inferiores. Por fim, quanto ao quarto e último protótipo, a roupa de proteção pessoal, dada a sua construção com material auxético, apresenta uma absorção de energia 38% superior aos das malhas simples Jersey, todavia, em zonas específicas do corpo, a combinação desta malha com STF (shear thickening fluid), possibilitou o aumento da capacidade de absorção de energia em 114%, em situações de punção, permitindo, assim, proteger o utilizador contra impactos a baixa velocidade. No ponto de vista de Vânia Pais, Project Manager na Fibrenamics: “A inovação tecnológica aqui alcançada, para além de permitir o aumento da gama de produtos da Playvest, é um importante passo da indústria têxtil nacional na área dos têxteis avançados. Acredito que esta inovação contribuirá para melhorar a qualidade de vida da população.”