A Portugal Ventures esteve, na tarde da passada terça-feira, na incubadora Lab.Pac, do Set.Up Guimarães, instalada na Plataforma das Artes, para a apresentação da sua 5ª Call Turismo. A Portugal Ventures tem como objetivo investir entre 200 mil euros e até um máximo de 1 milhão de euros, em projetos Não Tecnológicos e Tecnológicos no setor do Turismo.
Nesta apresentação os presentes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer a Portugal Ventures e de que modo este investidor os pode ajudar a alavancar os seus projetos na área do Turismo.
Na abertura da sessão, e em representação do MunicÃpio, Flávio Freitas, enalteceu a importância de se conhecerem melhor os apoios que estão a surgir nesta área e o trabalho efetuado pelo Set.Up Industry no sentido de, através da sua rede de parceiros, dar a conhecer os apoios existentes e, assim, ajudar este setor a crescer.
A 5ª edição da Call Tourismo tem inscrições abertas até dia 3 de julho e o seu objetivo passa por identificar projetos que contribuam para:
– Aumentar a competitividade da oferta turÃstica do paÃs;
– Melhorar a experiência do turista em Portugal;
– Promover a eficiência das empresas do setor.
CaracterÃsticas dos Projetos:
– Não Tecnológicos:
- Projetos de hotelaria e similares – obrigatório o licenciamento, nomeadamente camarário, à data da candidatura do projeto;
- Atividades de animação turÃstica relacionadas com o património cultural e paisagÃstico – são necessárias as licenças para o exercÃcio de atividade, nomeadamente, o Registo Nacional do Turismo;
- As experiências turÃsticas que promovam a descoberta de novos territórios;
- Atividades associadas com o aproveitamento de recursos endógenos e a revitalização de espaços de interesse cultural;
- Alojamento turÃstico inovador ou que tenha ligação direta à promoção da cultura ou do ambiente;
Tipologia de Projetos: Hotéis design, Hotéis Boutique, Eco-Resorts e similares; Alojamentos inovadores (glamping, barcos casa e similares); Operadores turÃsticos; Parques temáticos; Turismo náutico, turismo equestre, gastronomia e enoturismo; Empresas de animação turÃstica.
Tecnológicos:
- Existência de MVP – Minimum Viable Product preferencialmente com feedback do mercado e primeiros clientes angariados;
- Projetos orientados para bens transacionáveis ou serviços integrando cadeias de valor internacionais;
- Projetos baseados em I&D, que resultem de um processo inovador para criar uma nova tecnologia, processo ou objeto, ou que melhorem tecnologias ou processos já existentes. Será dada preferência aos projetos baseados em tecnologias disruptivas;
- Projetos com uma estratégia clara de proteção e valorização da propriedade intelectual;
Tipologia de Projetos: Inteligência Artificial; Realidade Virtual e Aumentada; Internet of Things; Eletrónica; Mobile; Clean Tech; Marketplaces; Robótica; Software ou hardware que melhore a experiência turÃstica ou contribui para uma operação mais eficiente.
CaracterÃsticas Fundamentais:
- Empresas constituÃdas ou a constituir, cujos projetos devem ser uma ideia original dos promotores e liderada pelos próprios, devem reúnir uma ou várias das seguintes caracterÃsticas.
- Localizadas em Portugal (continental e ilhas);
- Que apresentem uma equipa multidisciplinar que assegure as necessidades de gestão do projeto;
- E que contribuam para os benefÃcios associados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ESG – Environmental Sustainable Governance) apresentando soluções que promovam: a desmaterialização de processos e serviços; a reciclagem, reutilização e redução de resÃduos; a integração de energias limpas; a eficiência energética; a eficiência hÃdrica; a Mobilidade Inteligente.
Para mais informações consulte o site: https://www.portugalventures.pt/calls/call-tourism/



