A JF Almeida, empresa da comunidade Guimarães Marca, tem-se distinguido pela constante inovação e procura de produtos inovadores, uma abordagem ao mercado que esteve bem visÃvel na sua participação na última edição da Techtextil onde apresentou produtos da área têxtil lar, onde sempre se destacou, mas também da área da saúde, alimentação e segurança.
Em declarações ao Portugal Têxtil, João Almeida, administrador da empresa, explica que «A nossa mentalidade sempre foi de diversificação. Somos uma empresa vertical, desde a fiação até à logÃstica, e queremos diversificar o tipo de produto, não nos limitando ao produto tradicional», uma abordagem ao mercado que começou há cerca de quatro anos, quando decidiram explorar mercado de produtos técnicos, nomeadamente destinados ao montanhismo e desporto e criou a linha Drytech. Esta linha teve muito sucesso e a empresa tem vindo a registar um bom crescimento nessa área, assim como no montanhismo e desporto, com toalhas técnicas, super absorventes, com um artigo totalmente reciclado, na base de poliéster, numa estratégia que é para continuar, «Temos antimicrobiano, anti-odor e ultra-absorção», salienta João Almeida. Para este segmento, a empresa apresentou ainda fios acabados na JF Almeida com acabamentos anti-odor e antiestáticos”.
Apostar na área alimentar é também parte da estratégia da empresa, aproveitando o facto de a legislação ditar que os tipos de sacos para alimentos, antes baseados em polipropileno, terão de ser substituÃdos por celulose. A JF Almeida viu aqui uma oportunidade e têm feito um fio à base de celulose com acabamentos especiais para esta área.
Também a área da saúde tem tido expressão na aposta da empresa, sendo que aqui apresentam meias e acabamentos especiais. Na techtextile a empresa apresentou também produtos direcionados para o mercado automóvel, com fios «poliamida/lã, com fortes caracterÃsticas de solidez à luz, em que conseguimos fazer tudo internamente» e na área da segurança, as poliamidas e poliésteres com acabamentos especiais, como retardante de chama, foram o foco.
Durante a Feira a empresa percebeu, também, que existe muita procura no mercado para têxteis destinados a vestuário de trabalho e tecidos para revestimentos e laminagens, estando a empresa já a trabalhar no sentido de responder a esta demanda.
Atualmente, a área dos têxteis técnicos ainda representa uma Ãnfima parte dos negócios da JF Almeida – contabilizando produtos como o Drytech, a área representará cerca de 4% do volume de negócios –, mas há potencial de crescimento.  «O objetivo é crescer e diversificar», realça João Almeida. «Se conseguir 10% do volume de negócios nesta área, já será um sucesso», conclui o administrador.
In: Portugal Têxtil
Fotografia: JF Almeida
 Português
 Português English
 English