INOVAÇÃO E MUITO BAIXO CONSUMO DE ENERGIA: O NOVO EXPOSITOR VERTICAL FUTURO 2, COM DUPLA TEMPERATURA E RECUPERAÇÃO DE CALOR, RECEBE O “INNOVATION SMART LABEL”.
O POLI. Design de Milão e a Host-Milano, com o patrocínio da ADI – Associazione Italiana per il Disegno Industriale, entregaram na passada sexta-feira em Milão os Smart Label 2023 e novo o expositor alimentar vertical Futuro 2 – Dupla Temperatura recebeu a distinção “Innovation Smart Label”.
O júri, composto por professores do Politécnico de Milão e por peritos da indústria, avaliou os produtos candidatos combase na eficiência das funções do produto ou serviço, na eficácia do desempenho do produto ou da usabilidade do serviço e nas características inovadoras e novos padrões de utilização, ou tecnologia, ou benefícios para a empresa e/ou utilizador profissional.
O expositor vertical de dupla temperatura Futuro 2 não é apenas quente ou frio; é ambos. Combina tecnologia de ponta com promoção de produtos, experiência do cliente, sustentabilidade e baixo consumo de energia. Tendo-se destacado pelo elevado nível de inovação que procura romper e ir além das tendências estabelecidas no sector.
No foodservice e restauração rápida atuais, onde a multifuncionalidade e a versatilidade são heróis, as vantagens do novo expositor são uma mais-valia ao oferecer uma secção quente e uma secção fria no mesmo equipamento. Por um lado, explora a tendência da comida quente, incluindo o consumo on-the-go. Por outro lado, mantém as bebidas e as saladas frescas, no seu melhor. O consumidor escolhe convenientemente o seu wrap quente e o sumo de laranja e vai embora. Do ponto de vista dos vendedores, é uma excelente oportunidade para melhorar as estratégias de venda cruzada.
Um sistema inovador recupera o calor residual gerado pela unidade de condensação (secção refrigerada) para manter os alimentos quentes à temperatura certa na secção quente, com um custo energético de 0 € até +40 °C. Enquanto a secção refrigerada, com tecnologia de baixo consumo de energia, está agora um passo à frente e utiliza gás natural R-744 (CO2) num equipamento plug-in.
Outras características inovadoras do equipamento:
•Isolamento térmico em cortiça natural – 100% renovável e reciclável, material de longa duração e com processo de fabrico ecológico, uma alternativa natural à injeção de PU.
•Sistema inteligente para gestão da iluminação LED, que reduz a intensidade da luz quando não há consumidores por perto, evitando o desperdício de energia quando não é necessário. Quando os compradores se aproximam, a iluminação aumenta de intensidade automaticamente, criando um efeito surpreendente “uau” de luz.
Para Joana Jordão Lobo, Diretora de I&D&I da Jordão “Não podíamos estar mais orgulhosos e honrados por ver o nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade reconhecido desta forma.
O inovador expositor vertical Futuro 2 da Jordão, com dupla temperatura e recuperação de calor, é um excelente exemplo do impacto que queremos ter no Mundo em matéria de sustentabilidade e responsabilidade social num mercado cada vez mais competitivo onde a multifuncionalidade, a conveniência e a eficiência operacional são reis.”
Acerca da JORDÃO: Fundada em 1982 em Guimarães, a JORDÃO é hoje líder na produção e conceção de equipamentos de exposição e conservação alimentar, refrigerados e quentes, quer para o Retalho Alimentar, desde o pequeno retalho especializado independente e de proximidade até à grande distribuição. E para o canal Horeca.


