Jordão reforça liderança na refrigeração comercial com investimento histórico em Guimarães

Com mais de 40 anos de história, a Jordão, empresa membro do Guimarães Marca, está a realizar o maior investimento de sempre: 12,5 milhões de euros para expandir a sua área produtiva em Guimarães. A aposta permitirá um aumento de 58% na capacidade de produção e reforça o papel estratégico da empresa na indústria local e na economia nacional. 

Segundo o Jornal de Negócios, a empresa registou em 2023 um volume de negócios superior a 23,1 milhões de euros, crescendo 6,89% face ao ano anterior. O resultado líquido ultrapassou os dois milhões de euros, reflexo da gestão liderada por Joana Jordão Lobo, representante da terceira geração da família fundadora. 

Fundada em 1982 por José Júlio Jordão, a empresa deu início à internacionalização logo no ano seguinte, começando pela Holanda. Atualmente, está presente em 37 países e mantém 40% da sua faturação na exportação, com especial destaque para mercados como França, Espanha, Grécia, Noruega, Dinamarca e alguns países asiáticos. 

Apesar da forte presença internacional, a Jordão mantém em Guimarães o centro da sua atividade industrial. A nova expansão vai acrescentar 10 mil metros quadrados à área produtiva, além de incorporar novos equipamentos e reorganizar os fluxos de trabalho, aumentando a eficiência e consolidando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. 

Este esforço foi recentemente reconhecido com a distinção Smart Label Award Innovation, atribuída pelo POLI.design e pela feira Host Milano, com o patrocínio da ADI – Associazione Italiana per il Disegno Industriale. 

“Temos uma proposta muito especializada, focada em duas coisas fundamentais: gerar valor nas operações dos nossos clientes e ajudá-los a vender ou higienizar mais rapidamente”, afirmou Mário Rodrigues, responsável de marketing da empresa, ao Jornal de Negócios.