O grupo Polopique, de Vizela, vai instalar em Moreira de Cónegos uma fiação para fabrico exclusivo de linho 100% natural. A nova unidade de produção estará pronta a entrar em funcionamento em 2020 e será a única a operar em território europeu.
A ideia para novos projetos já havia sido avançada anteriormente como uma possibilidade por Luís Guimarães, Presidente do Grupo, que, na altura, indicou “Estamos a fazer alguns investimentos, a iniciar este ano, numa fiação de linho, mas que só deverá ficar pronta no próximo ano”.
O referido investimento cujo montante se desconhece por não estar ainda identificado o valor das máquinas que serão importadas da China, procura acompanhar o aumento de procura do produto internacional daquele que é considerada a “fibra da moda”.
A nova unidade que será criada nas instalações de uma antiga unidade têxtil em Moreira de Cónegos será a terceira do Grupo Polopique e deverá empregar cerca de três dezenas de pessoas.
O Presidente do Grupo afirmou “Todos os anos investimos. Este ano estamos a investir em máquinas com alguma especialização na área dos acabamentos e preparação”, sublinhando ainda a aposta na melhoria da logística e na eficiência energética.
Em 2018 o Grupo que cresceu cerca de 30% nos resultados não consolidados e mais de 20% nos consolidados, tem como meta atingir em breve um volume de negócios de 200 milhões de euros.