Projeto iMAGINE chega a Guimarães e convida empresas e instituições sociais locais a apoiar jovens no design de sneakers

O projeto iMAGINE, uma iniciativa da marca portuguesa DiVERGE, está a ser lançado em Guimarães para capacitar jovens carenciados entre os 16 e os 24 anos e convida empresas locais a apoiar a iniciativa. O programa oferece formação e a oportunidade de desenhar, criar e comercializar sneakers personalizados.  

A apresentação oficial do projeto decorreu a 18 de março, com a primeira reunião de trabalho do Grupo de Ação Local, organizada pelo Município de Guimarães e pela DiVERGE. O encontro online reuniu empresas, instituições e organizações locais para sensibilizar a comunidade sobre a importância de apoiar iniciativas que criam oportunidades para inclusão social e empregabilidade jovem, especialmente para a Geração Z. 

De acordo com os dados do Eurostat, 22,6% dos jovens portugueses em risco de pobreza ou exclusão social. O iMAGINE surge como uma resposta inovadora para combater a falta de oportunidades. Este programa oferece aos jovens NEET (que não estudam, não trabalham e não estão em formação) as ferramentas necessárias para entrarem no mercado de trabalho e até mesmo para criarem os seus próprios negócios. 

Os sneakers são um ícone da cultura urbana e, por isso, têm um apelo forte junto desta faixa etária. O projeto aproveita esta tendência para incentivar os jovens a explorar a sua criatividade e talento no design. Além disso, o iMAGINE também visa enfrentar o desafio de recrutamento no setor do calçado, identificado na região de Guimarães. 

O Município de Guimarães é o investidor social do projeto, financiado pelo programa “Parcerias para a Inovação Social – Desenvolvimento de competências em crianças e jovens”, que apoia iniciativas inovadoras para desenvolver competências em crianças e jovens. 

O objetivo é “Fazer das sapatilhas um elemento de transformação social”, explica a Diverge 

O programa iMAGINE desenvolve-se em quatro fases. Na primeira fase, os participantes recebem formação em áreas como comunicação, marketing, design e gestão financeira. Na segunda fase, têm a oportunidade de desenhar os seus próprios sneakers personalizados. A terceira fase envolve os jovens como modelos na campanha de lançamento dos seus produtos, promovendo a sua participação ativa em todo o processo criativo e de marketing. Finalmente, na quarta fase, o iMAGINE apoia a criação de micro negócios, onde os participantes podem gerar rendimento extra ao comercializarem os seus próprios sneakers.  

A DiVERGE explica que o objetivo é “fazer das sapatilhas um elemento de transformação social”, criando um impacto significativo na vida dos jovens. 

Os sneakers criados são comercializados pela DiVERGE, com a possibilidade de serem vendidos internacionalmente, incluindo em mercados como os EUA, Emirados Árabes Unidos e Alemanha. Por cada par vendido, os jovens recebem uma percentagem de 20€, o que lhes permite gerar rendimento direto através da sua criatividade. 

O impacto do projeto é significativo: em edições anteriores, houve aumentos de 25% na empregabilidade, 19% na autoeficácia e 14% na autoestima dos participantes, além de um aumento de 23% na inclusão social. 

Após passagens bem-sucedidas pelas cidades de Sines e Cascais, o iMAGINE chega agora a Guimarães, com o objetivo de envolver mais de 70 jovens em seis grupos de participação. 

Empresas locais convidadas a apoiar a capacitação dos jovens no projeto iMAGINE 

A DiVERGE e o Município de Guimarães destacam a importância das parcerias com empresas locais, que são fundamentais para o sucesso do projeto. As empresas da região são convidadas a colaborar, oferecendo visitas às fábricas, formações e apoio na produção dos sneakers, além de estágios que permitam aos jovens desenvolver ainda mais as suas competências e dar o próximo passo para a sua integração no mercado de trabalho.  

O Município de Guimarães e a DiVERGE convidam as empresas a colaborar com o projeto, seja através de estágios, visitas às fábricas ou formações que ajudem na produção dos sneakers e no desenvolvimento dos participantes.