Raúl Fangueiro integra Conselho Nacional de Ciência

Este conselho é responsável por colaborar com o governo na formulação e implementação de estratégias para o crescimento do sistema científico e tecnológico nacional, promovendo a inovação e a competitividade internacional.

Como se pode ler no artigo publicado no site da Fibrenamics, esta nomeação reforça o compromisso da Fibrenamics e da Universidade do Minho com o desenvolvimento científico e tecnológico, tanto a nível nacional como internacional. O CNCTI tem como missão colaborar no desenvolvimento e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, promovendo a articulação transversal das políticas de ciência e tecnologia e assegurando o aconselhamento científico às várias entidades governamentais.

Com a presença de Raul Fangueiro neste órgão, espera-se uma contribuição ativa para o fortalecimento do sistema de inovação em Portugal, nomeadamente através da promoção da ciência em língua portuguesa, da internacionalização da investigação científica e tecnológica, e da aproximação da ciência à sociedade e às indústrias. A experiência de Raul Fangueiro, aliada ao trabalho desenvolvido na Fibrenamics e ao seu envolvimento em múltiplos projetos de investigação aplicada e transferência de conhecimento, garantem que a sua voz será uma mais-valia no debate parlamentar e na definição de políticas públicas no domínio da inovação.

A Universidade do Minho e a Fibrenamics, reconhecidas por serem líderes em investigação e desenvolvimento de materiais avançados e tecnologias inovadoras, congratulam esta distinção e o reconhecimento do valor do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

Raul Fangueiro expressou a sua gratidão e entusiasmo pelo convite do Governo Português para integrar o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Será, sem dúvida, uma excelente oportunidade para poder contribuir para o desenvolvimento e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional e, de alguma forma, participar no aconselhamento do Governo neste domínio. As temáticas abordadas neste Conselho assumem papel vital para o desenvolvimento futuro do país, pelo que, com humildade, darei o meu melhor nesta função”, afirmou.

A Fibrenamics acompanhará e divulgará as iniciativas que Raul Fangueiro venha a integrar no âmbito das suas novas responsabilidades no CNCTI, sempre com o foco no contributo que a ciência e a tecnologia podem dar para melhorar a vida das pessoas e aumentar a competitividade da indústria.