Depois de anos a trabalhar no projeto Cork-a-tex, em parceria com a Sedacor, e pelo caminho testando o fio de cortiça resultante em produtos avulso, a Têxteis Penedo, empresa da comunidade Guimarães Marca, estreou finalmente uma coleção completa, na Heimtextil.

Fotografia: Portugal Têxtil
Lençóis, colchas, mantas, edredons e até papel de parede são algumas das possibilidades do Cork-a-tex, que está já a ser negociado inclusive com grandes players do calçado e do automóvel. «Estamos com três grandes marcas de calçado desportivo internacionais que anunciam compras astronómicas de milhões. E temos a indústria automóvel, também com reputadas marcas, que já aprovaram o nosso produto para estofos e tetos», revelou Xavier Leite em entrevista ao Portugal Têxtil.
O novo fio de cortiça tem ainda aplicabilidade na indústria da moda, nomeadamente para o fabrico de t-shirts e camisas, onde já surgiram interessados.
Sem limitações na tecelagem, tingimento e estamparia, os artigos produzidos com o fio Cork-a-tex tem uma elevada resistência, para além de propriedades hipoalergénicas, antibacterianas, de resistência à fricção e à abrasão, entre outras.
Depois «do melhor ano de sempre», que atingiu os 16 milhões de euros, mais 50% do que 2020 e 60% superior a 2019, a Têxteis Penedo começa a sentir um ligeiro abrandamento. «Houve um consumo excessivo mundialmente porque as pessoas ficaram casa e, como tal, tinham necessidade de gastar dinheiro e como estava tudo em confinamento, voltaram-se para a decoração. Por exemplo, tínhamos clientes que nos compravam uma média de 200 mil euros e passaram a um 1 milhão e este ano já estão no valor normal. A partir do momento que temos a opção de estar em casa ou de viajar, seguramente escolhemos viajar», afirmou o presidente da empresa nesta entrevista.
Fonte: Portugal Têxtil