“Queremos reforçar a nossa presença junto da comunidade Vimaranense”, afirma Domingos de Sousa 

A Domingos de Sousa esteve à conversa com o Guimarães Marca para dar a conhecer a sua presença na Pop Up Store, onde apresentou as coleções de 2025, recentemente expostas na Heimtextil, em Frankfurt.  

Carolina Sousa, Diretora de Design e Desenvolvimento de Produtos, destacou o compromisso da marca com a inovação, a sustentabilidade e a qualidade que há mais de 60 anos fazem da empresa uma referência no setor têxtil. Além disso, falou sobre o impacto da Domingos de Sousa na visibilidade do setor em Guimarães, a sua presença nos mercados internacionais e a forma como equilibra tradição e modernidade na produção de têxteis-lar. 

O que a Domingos de Sousa apresentou na Pop Up Store do Guimarães Marca? 

Na Pop Up store, apresentámos as coleções de 2025, as mesmas que em janeiro, apresentamos na Heimtextil, em Frankfurt.  

De que forma a marca tem contribuído para o crescimento e visibilidade do setor têxtil em Guimarães? 

A Domingos de Sousa, faz parte de um grupo de empresas, que pela sua consistência ao nível da qualidade, inovação e design contribuem já há muitos anos para o reconhecimento de Guimarães e de Portugal, como uma referência na produção de têxteis-lar.  

Qual é o papel da sustentabilidade na vossa produção e como essa abordagem reflete-se nos produtos que oferece? 

Há mais de 20 anos que procuramos integrar práticas amigas do ambiente nos nossos processos, estabelecendo periodicamente metas e objetivos que nos conduzam a um desempenho mais sustentável. Para isso temos feito diversos investimentos, como a substituição de todas as lâmpadas do edifício por lâmpadas de LED, a implementação de sistemas de captação de águas da chuva, a instalação de painéis solares e os contínuos investimentos em equipamentos produtivos mais eficientes. Em 2023, adquirimos e implementamos uma caldeira de biomassa, que para além do aproveitamento de recursos naturais, apresenta uma redução de gases de efeitos de estufa na ordem do 62,2%.  

Reduzir o nosso impacto ambiental, promover a conservação dos recursos naturais e implementar processos mais sustentáveis em todas as fases de produção fazem parte das nossas preocupações e responsabilidades. Presentemente, contamos com mais de 12 certificações, que asseguram o nosso compromisso com a Sustentabilidade.  

Como conseguem equilibrar a tradição e a qualidade com a adaptação às novas tendências do mercado têxtil? 

Mais do que manter em equilíbrio, é um processo de integração. A qualidade e a tradição, no nosso caso, diz respeito aos processos, ao nosso “know-how” de mais de 60 anos e à confiança que os nossos clientes depositam em nós, para que tomemos as melhores decisões quando os estamos a servir. E é dessa forma que tentamos integrar as novas características dos produtos que o mercado demanda. Contudo, somos também muito atentos ao futuro e “fashion forward.” 

Como fortalecem a presença em mercados internacionais e quais são os planos futuros da Domingos de Sousa? 

Estamos desde há mais de 30 anos presentes em feiras internacionais do sector. Estivemos na semana passada presentes na Market Week de Nova Iorque, juntamente com outras empresas do sector, vamos participar na Guimarães Home Fashion Week deste ano, e iremos estar também presentes em janeiro de 2026 na Heimtextil em Frankfurt. 

 O que consideram que os visitantes levaram da experiência de conhecer a Domingos de Sousa na Pop Up Store do Guimarães Marca? 

Com a Pop Up Store, queremos reforçar a nossa presença junto da comunidade Vimaranense e aumentar a nossa notoriedade como empresa de referência do sector.