“ANMNESIS” – a memória da cultura têxtil em exposição

Foi inaugurada, na última sexta-feira, no Convento de Santo António dos Capuchos, em Guimarães, a exposição “ANAMNESIS – Memória Têxtil”.

ANMNESIS

Trata-se de um evento que apresenta o resultado das três residências artísticas que decorreram entre Abril e Maio deste ano, protagonizadas por artistas Jelena Skulienè oriunda da Lituânia, Virginia Zanetti vinda de Itália e o português João de Guimarães.

A exploração do tema dos territórios de cultura têxtil e as suas relações com a arte contemporânea, as comunidades locais e o rico património têxtil do norte de Portugal, orientou o desenvolvimento das iniciativas no âmbito do projeto Europeu Magic Carpets, em Portugal através da Ideias Emergentes.

Segundo comunicado de imprensa, a proposta da curadoria de Cláudia Melo “promoveu o relacionamento e a integração com a comunidade e uma revisão acerca do pensamento sobre o território e o pensamento artístico em torno do têxtil e da memória”. Assim, o fio foi-se tecendo através de colaborações diversas, como a “comunidade de utentes dos Lares e Centros de Solidariedade da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, das mestres bordadeiras da Oficina e de ex-trabalhadores têxteis da antiga Fábrica do Castanheiro”.

A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, até ao dia 5 de outubro.