APICCAPS promove em Guimarães “Roteiro do Conhecimento”

Peslo segundo ano consecutivo, a APPICAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, promove o “Roteiro do Conhecimento” por diversas escolas de concelhos do Norte, estando Guimarães incluído nesse projeto.

Este projeto, com duração de três anos e enquadrado no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030, tem como objetivo preparar as gerações do futuro e atrair uma nova geração de talento ao setor.

Segundo dados da Comissão Europeia, até 2030, a indústria europeia da moda vai necessitar de 500 mil novos colaboradores sendo que Portugal já está a investir nas gerações futuras antecipando-se a países como Espanha, França e Itália que também serão afetados.

No último ano letivo, esta iniciativa enquadrada no projeto Bioshoes4all, chegou a 78 escolas das referidas zonas de forte concentração do setor, onde se incluem concelhos como o de Guimarães ou Felgueiras, envolvendo 1.900 jovens alunos. Números que, segundo a APICCAPS, serão reforçados em 2024.

“Numa primeira fase, as iniciativas dirigiram-se a alunos do 1.º ciclo e pretenderam “divulgar o potencial da indústria do calçado”, assim como “valorizar o território e atividades locais” e ainda “potenciar a indústria local”. Mais tarde, foram abordados os alunos do 2.º e 3.º ciclo com a apresentação da fábrica do futuro, acrescenta a associação representativa do setor do calçado em Portugal.

“À medida em que o setor de calçado e de artigos de pele vá evoluindo para novos patamares de excelência, a contratação de profissionais altamente qualificados é uma prioridade”, defende o presidente da APICCAPS, Luís Onofre, que considera “existir na sociedade um conjunto de estereótipos relacionados com os setores industriais que importa desmistificar. Ainda que não seja um problema exclusivamente português, há um trabalho de proximidade a desenvolver”.

Luís Onofre destaca também que “o papel absolutamente decisivo desenvolvido pelas autarquias das zonas de forte concentração da indústria de calçado”.