Foi nesta edição do MODTISSIMO, que Sofia Vale, filha do fundador e atual CEO da ELAV, decidiu alargar os horizontes da empresa, dando os primeiros passos no mundo da moda através da aposta no vestuário. Uma estreia paralela a outra estreia: a sua primeira presença no salão têxtil português.
A ELAV apresentou assim a sua grande inovação: a transformação de artigos inicialmente idealizados para têxtil-lar convertidos em vestuário. “Somos uma empresa têxtil-lar, mas cujo o produto se adequa tão bem ou melhor ainda no vestuário”, explicou Sofia Vale. Além disso, outras novidades foram apresentadas, tais como a mistura de várias rendas diferentes no mesmo produto e a mistura da renda com linho.
As rendas e o crochet produzidas pela marca vimaranense são o ex-líbris da empresa familiar, que conta com uma já longa tradição de mais de 40 anos e forte presença no mercado têxtil-lar. “Os nossos teares são antigos e diria únicos em Portugal, o que nos permite fazer artigos diferenciados”, afirmou a CEO.
Sendo a ELAV uma marca e um parceiro de referência no sector têxtil-lar, a criação de produtos originais e criativos com base em técnicas tradicionais adaptadas de forma inovadora surgem como a filosofia da empresa na venda de tecido a metro. Enveredar pelas melhores escolhas está também bem assente nas metas da empresa. E neste mesmo sentido a peça que mais sobressaiu no stand da ELAV no MODTISSIMO, foi um casaco feito com uma renda habitualmente utilizada para manta. “Juntamos um veludo a combinar, um design super atual, e o resultado foi fantástico!”, contou.
A sustentabilidade é também um ponto importante na empresa: “O aproveitamento de todas as sobras de tecidos, a elaboração de sacos em algodão, aventais, almofadas, guardanapos, entre outros são alguns dos exemplos que apresentamos na feira”, apontou Sofia Vale, que acrescentou, “todos os pedacinhos que sobram são aproveitados e convertidos em algum produto útil”.
E é com uma carteira de novos contactos internacionais, nomeadamente alemães, franceses e espanhóis, e um feedback extremamente positivo que Sofia Vale encerrou a sua presença no certame português. “Os clientes gostaram imenso das nossas rendas e do que podemos fazer com elas. Aliás, o nosso foco é a venda de renda/tecido a metro, mas as peças de vestuário que fizemos a título exemplificativo tiveram imenso sucesso. Temos, inclusive, alguns pedidos para fornecer as peças de vestuário confeccionadas. Estávamos confiantes, mas as expectativas foram superadas. E na próxima edição, com certeza que iremos regressar”, conclui.
In: Jornal T