Das 231 empresas vimaranenses, 57 pertencem ao setor Têxtil, o que representa 25% das empresas galardoadas. Dessas 57, 25% (15) fazem parte da comunidade Guimarães Marca.
Num universo de 11.368 empresas que alcançaram o estatuto PME Líder 2023 mais de 400 são ligadas ao sector têxtil e vestuário, mais de 3% do total. Contribuindo para um volume de negócios total de mais de 54 mil milhões de euros, exportações de 10 mil milhões e para os 372 mil postos de trabalho contabilizados. A maioria das empresas está concentrada na região Norte de Portugal, mais concretamente no distrito do Porto.
25% das empresas PME Líder Vimaranenses pertencem ao setor Têxtil
O Concelho de Guimarães conta com 231 empresas PME Líder, mais duas que no ano passado, representando 43.66% (das empresas galardoadas no universo da CIM do Ave (que conta com 529 empresas reconhecidas PME Líder 23), onde constam Cabeceiras de Basto (1.7), Fafe (8.88%), Mondim de Basto (1.7%), Póvoa do Lanhoso (2.45%), Vila Nova de Famalicão (37.88%) e Vizela (3.78%).
Dessas 231 empresas, 57 pertencem ao setor Têxtil, o que representa 25% das empresas galardoadas. Dessas 57, 25% (15) fazem parte da comunidade Guimarães Marca:
- ACLImpex
- Álvaro Pereira de Sousa, Lda – Musleather
- Bordanpe – Indústria de Bordados, Unip. Lda
- Empresa Industrial Sampedro, S.A
- Fábrica de Tecidos do Carvalho, Lda.
- Industrias de Confecções Mefri, Lda
- José Fontão & Cª, lda
- Lumatex – Indústria Têxtil, Lda.
- Neiperhome, S.A
- Pimba – Importação e Exportação de Vestuário, Lda.
- Solinhas – Acabamento de Fios, Lda.
- Têxteis Leiper, lda.
- Têxteis Penedo, S.A
- TMR – Fashion Clothing, Lda.
- Trimalhas – Knit Inspiration, S.A
A lista completa das empresas e o balanço geral por atividade pode ser consultado aqui. Recorde-se que o título de PME Líder tem por base o nível de solidez e desempenho económico-financeiro das empresas. Adicionalmente a organização, entregue ao IAPMEI, atribuiu o estatuto PME Excelência, criado para dar um destaque extra às empresas com melhores desempenhos.