Guimarães: Economia, Competitividade e Transição Verde

O Laboratório da Paisagem recebeu a conferência “Guimarães: Economia, Competitividade e Transição Verde”, promovida pelo Município de Guimarães, em parceria com o Expresso e a SIC Notícias, no âmbito da programação Guimarães 2026 Capital Verde Europeia.

O evento contou com a apresentação do estudo “A economia de Guimarães: percurso, estado e destino”, que servirá de base à estratégia económica do concelho. Entre os principais desafios identificados estão a valorização dos salários, a retenção de talento, o reforço da ligação entre empresas e universidade e a diversificação da economia local.

Na mesa-redonda dedicada à “próxima economia”, especialistas e empresários destacaram a importância da inovação, da inteligência artificial, da sustentabilidade e do crescimento da dimensão das empresas para aumentar a competitividade do território.

A conferência ficou ainda marcada pela apresentação da Green Academy, iniciativa do Laboratório da Paisagem que pretende capacitar empresas e trabalhadores para os desafios da transição verde e da sustentabilidade.

🔗 Leia a reportagem completa do Expresso:
Uma cidade à procura de uma nova rota de desenvolvimento económico.