Guimarães tem o melhor Vinho do Mundo!

Brindemos hoje a mais uma vitória do vinho verde Quinta dos Encados Grande Escolha 2021 que foi distinguido com Medalha de Ouro pelo Concours Mondial de Bruxells, um dos mais conceituados e importantes concursos de vinhos do mundo.

Nascido na encosta da Penha, na freguesia de Vila Nova das Infantas, o vinho da Quinta dos Encados, produzido na Quinta que lhes dá o nome, e que faz parte da família do Guimarães Marca, tem arrecadado prémios consecutivos, como comprovam os galardões que ostenta. Trata-se de um vinho produzido com quantidades iguais das castas Loureiro (a mais abundante na Quinta) e Arinto, com 12% de teor alcoólico, leve e fresco, perfeito para ser bebido em qualquer altura do ano.

Esta vitória vem atestar a qualidade crescente dos vinhos verdes, não apenas no panorama nacional, onde os vinhos do Douro e Alentejo ainda são os mais conhecidos, mas também a nível mundial, com o reconhecimento a surgir em diversos concursos e com os vinhos da Quinta dos Encados, tanto o Grande Escolha como o monocasta Loureiro, a destacarem-se pela sua qualidade que, aliando-se ao facto de se tratarem de marcas recentes no mercado (a primeira colheita preparada para ser comercializada nasceu da campanha de 2018), torna este vinho ainda mais surpreendente, colocando Guimarães no centro dos Vinhos Verdes de qualidade superior.

Esta medalha de ouro é o coroar do trabalho efetuado por Maria José Areias, filha de Armando Areias, que há 40 anos atrás percebeu o potencial que a Quinta dos Encados e a sua localização tinham para a produção de vinha, e do seu marido Rui Carvalho de Azevedo que, acarinharam, desde logo, a visão do fundador da Quinta e a tornaram uma realidade materializada em dois vinhos que surpreendem ao primeiro trago: QE Grande Escolha e QE Loureiro.

A gama Quinta dos Encados Grande Escolha junta, assim, a Medalha de Ouro de Melhor Vinho do Mundo, do Concours Mondial de Bruxells 2022 à Medalha de Ouro 2019 atribuída pelo Concurso da Região dos Vinhos Verdes, promovido pela CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e às medalhas de Prata do Concours Mondial de Bruxells de 2020, e do Concurso da Região dos Vinhos Verdes de 2022 e 2020. Este é um vinho que ostenta, também, o selo Boa Compra atribuído pela Revista de Vinhos.