É já nos próximos dias 9, 10, 11 e 12 que Frankfurt, na Alemanha, recebe mais uma edição da Heimtextil com 65 empresas nacionais em exposição, 38 delas nacionais, com o concelho vimaranense a destacar-se deste lote com um total de 38 empresas, 25 delas pertencentes à comunidade Guimarães Marca:
- ACL Impex | 12.1 / B27
- Apertex | 12.1 / B40
- Belfama | 12.1 / E16
- Fábrica de Tecidos do Carvalho | 12.0 / B31
- Coton Couleur | 12.1 / C20
- Crishome | 12.1 / C16
- Crispim Abreu | 12.1 / B37
- Domingos de Sousa | 12.1 / B20
- Fábrica de Tecidos Marizé | 12.1 / A25
- Gipanolar | 12.1 / C14
- José Fontão | 12.1 / C12
- Lameirinho | 12.1 / C11
- Lasahome | 12.1 / A11
- Lumatex | 12.1 / C26
- Mi Casa Es tu Casa | 12.1 / C21
- NeiperHome | 12.1 / C27
- Pereira e Freitas | 12.0 / C58
- Rosacel | 12.1 / B25
- Sampedro | 12.1 / B13
- Sociedade Têxteis Vital Marques Rodrigues | 12.1 / C51
- Sotegui | 12.1 / C74
- Têxteis J.F Almeida | 12.1 / D20 / C
- Têxteis Leiper | 12.1 / C27
- Têxteis Massal | 12.1 / B21
- Têxteis Penedo | 12.1 / C21
- Villafelpos | 12.1 / B12
A Heimtextil é uma feira internacional líder no setor têxtil para o lar e decoração. O evento é considerado um dos maiores e mais importantes encontros da indústria têxtil mundial. A Heimtextil serve como plataforma para fabricantes, designers, lojistas e profissionais do setor apresentarem e descobrirem as últimas tendências, inovações e produtos relacionados a têxteis para o lar.
É por estes motivos que o tecido empresarial vimaranense deste setor faz questão de marcar presença nesta Feira, aproveitando para dar a conhecer a sua ampla gama de produtos, incluindo tecidos para decoração, roupa de cama, tapetes, cortinas, acessórios para o lar e muito mais.
A Heimtextil é conhecida por ser um local onde as últimas tendências de design e cores são apresentadas, e muitos profissionais da indústria frequentam o evento em busca de inspiração, parcerias de negócios e oportunidades de networking.
Além disso, a Heimtextil oferece uma variedade de programas, seminários e eventos paralelos que abordam questões relevantes para o setor, como sustentabilidade, inovação tecnológica e design. É uma oportunidade importante para as empresas do ramo se manterem atualizadas sobre as mudanças e avanços na indústria têxtil global.
Novidades na edição de 2024
A edição deste ano tem o seu foco na circularidade e transição da indústria para um futuro mais sustentável e apresenta algumas novidades, como a otimização da organização dos pavilhões e um segundo independente para carpetes e tapetes. As tendências da feira de têxteis-lar e decoração serão apresentadas no Hall 3.0, uma localização central, de acordo com a organização, enquanto o segmento de decoração de interiores e janelas irá ficar no Hall 3.1 e o novo segmento independente carpetes e tapetes se instalará no Hall 5.1.
Recuperada da Pandemia Heimtextil está de Pedra e Cal
Se usarmos como barómetro a quantidade de expositores não há dúvida de que a Heimtextil recuperou da pandemia, uma vez que o número de empresas que estarão presentes com stand na próxima edição desta feira já ultrapassou a fasquia dos 2.800, mais meio milhar que os 2.300 registados em 2023.
“A Heimtextil está bem, de pedra e cal. Já recuperou da quebra da pandemia e continua a ser a mais importante do mundo para os têxteis-lar, o local onde se encontram todos os clientes e se podem encontrar novos”, garante Cristina Terra da Motta, a representante da Messe Frankfurt em Portugal.
Na edição do 2023, a feira de têxteis-lar da Messe Frankfurt recebeu 44 mil visitantes e acolheu 2.400 expositores de 129 países. Os dados recolhidos pela organização referem que 92% dos visitantes e 81% dos expositores conseguiram cumprir os seus objetivos para esta edição, o que «confirma a relevância da feira. A Heimtextil não só criou oportunidades de negócio, como forneceu conteúdo e inspiração valiosos», sublinha a organização. «Os estudos mostram a tendência de que decisões de compra importantes estão cada vez mais a serem preparadas na feira. Os expositores também se mostram positivos sobre o negócio pós-feira e beneficiaram de uma quota de 72% de executivos entre os visitantes», resume a Messe Frankfurt.